MAC abre vagas para curso de formação em arte contemporânea

Detalhes

 Atividade é gratuita e destinada a professores, artistas e outros interessados no tema

 

No intuito de construir um diálogo entre a produção artística contemporânea brasileira e o ensino básico de educação, o Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC) desenvolveu um curso em formato compacto e pontual para pensar, junto com educadores e artistas, o campo das artes visuais nas últimas décadas. O objetivo é tentar compreender a “arte contemporânea no Brasil”, conectando o pensamento em arte a uma didática contemporânea do ensino.

O programa foi estruturado em quatro módulos para colaborar com a rede de educadores e estudantes de licenciatura no sentido de utilizar recursos de arte contemporânea em seu fazer pedagógico, além de contribuir para a compreensão de uma metodologia dos processos que norteiam o pensamento em arte contemporânea como: terminologias, artistas atuais, circuitos de arte contemporânea, temáticas recorrentes, autores e críticos de arte, poéticas artísticas e outros assuntos.

Nesta primeira edição do curso serão ofertadas 60 vagas, sendo 30 destinadas a professores da rede pública de ensino e 30 para demais educadores, artistas e interessados. O curso possui certificação pelo Museu de Arte Contemporânea de Goiás, licenciado pelo Conselho Estadual de Educação, com carga horária de 40 horas.

As inscrições ficam abertas de 24 de janeiro a 20 de fevereiro de 2018 e devem ser feitas pelo link: http://bit.ly/2mmAQxH. O curso é GRATUITO e será realizado em oito datas do mês de março (confira abaixo a agenda dos módulos), no período vespertino, no Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC). O MAC integra o complexo do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), unidade da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

 

Mais informações: (62) 3201-4923.

 

[MÓDULOS, DATAS E SINOPSES]

 

Módulo 1  | 1º e 2 de março de 2018 – 14h-19h

Panorama da Arte Contemporânea Brasileira, com Enauro de Castro

Apresentar de modo abrangente as mais variadas produções de artistas nacionais, com enfoque em compreender os temas recorrentes em arte contemporânea, em especial a produção local goiana e sua rede de relações com o panorama nacional e mundial.

 

Módulo 2 | 8 e 9 de março de 2018 – 14h-19h

Do moderno ao contemporâneo + Espaço e Lugar, com Carolina Fonseca

Retratar a transição conceitual e narrativa que permeia o deslocamento de perspectiva da produção moderna para a contemporânea. Ao mesmo tempo, criar um link com o tema Espaço e Lugar com a possibilidade de apresentar artistas que trabalham a partir deste nicho conceitual.

 

Módulo 3 | 15 e 16 de março de 2018 – 14h-19h

Corpo, Identidade e Sexualidade + Da Política às Micropolíticas, com Anna Behatriz

Construir uma leitura do corpo na arte: como o espaço do corpo ganhou novos enfoques na contemporaneidade, se tornando um suporte principalmente para a performance, quase sempre ligado a discussões que relacionam o peso político desse corpo a uma série de problemáticas atuais.

 

Módulo 4 | 22 e 23 de março de 2018 – 14h-19h

Tempo, Memória e Narrativas, com Mirna Anaquiri

O peso histórico, seja ele em relação à história nacional, oficial, pessoal, e aos diversos percursos possíveis para a construção de uma leitura do tempo, é o que nos possibilita construir diversas narrativas. Como a memória está presente no trabalho artístico e quantas histórias podem ser construídas, reinventadas e inventadas em artes?