Educação em Tempo Integral e Cultura são destaques na imprensa goiana

Detalhes

Avanços no ensino e na Cultura, apresentados nesta quinta-feira, 21/12, pela secretária Raquel Teixeira repercutiram em reportagens e editorial

 

O jornal O Popular desta sexta-feira, 22/12, destaca os avanços da Educação e da Cultura em Goiás. Além de duas reportagens sobre as duas áreas, baseadas no balanço feito pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), o periódico dedica seu editorial a reconhecer o esforço governista em ampliar a oferta de vagas Educação em Tempo Integral. O assunto também foi destaque nos portais A Redação, Dia Online e Diário de Goiás, Jornal Daqui, Rádios 730, Brasil Central, CBN e Paz FM, além da TV Brasil Central.

O editorial, inclusive, argumenta que especialistas são unânimes em reconhecer a educação integral como uma importante ferramenta para a “melhoria do ensino no Brasil”. O texto é encerrado com a afirmativa de que a educação é “um instrumento para a democratização do conhecimento e, portanto, das oportunidades”, uma ideia defendida em diversos discursos pelo governador Marconi Perillo.

O jornal traz uma reportagem assinada pelos repórteres Malu Longo e Thiago Burigato. O texto aborda o aumento da oferta de Educação Integral em Tempo Integral. A secretária Raquel Teixeira, sob a liderança do governador Marconi Perillo, conduz um processo que vai implantar mais 19 Centros de Ensino em Período Integral do Estado de Goiás (Cepis) destinados ao Ensino Médio em 2018 e mais 8 unidades de Ensino Fundamental. Atualmente, o modelo está presente em 41 unidades de Ensino Médio e 136 unidades de Ensino Fundamental.

A reportagem também trata do apoio que o Governo de Goiás, por meio da Seduce, destina aos municípios para a melhoria e ampliação da Educação Infantil, cuja responsabilidade é, constitucionalmente, das prefeituras. Na mesma página, também há uma esclarecedora entrevista da secretária Raquel Teixeira sobre Educação em Tempo Integral e Organizações Sociais, entre outros temas.

Na conversa, a secretária defende que a Educação Integral em Tempo Integral é uma “solução na educação” ao argumentar que nestas unidades, “o professor tem tempo de conhecer melhor o aluno, de oferecer um atendimento individual”, entre outros temas.

Cultura

 

No caderno Magazine, o repórter Clenon Ferreira destaca o anúncio da edição especial de comemoração dos 20 anos do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), a manutenção da Ley Goyazes com a oferta de R$ 10 milhões, a construção de dez centros culturais em cidades do interior e a licitação das obras do Circuito Cultural da Praça Cívica.

O projeto mais ambicioso da história de Goiás na área da cultura, conduzido pela secretária Raquel Teixeira,  sob a liderança do governador Marconi Perillo, o Circuito Cultural da Praça Cívica, vai criar sete museus, dar nova utilidade a prédios públicos históricos e fomentar revitalização do centro de Goiânia.

A Secretária adiantou à imprensa que o primeiro prédio do Circuito a ser restaurado será o do Museu Zoroastro Artiaga. Também estão no primeiro bloco das licitações as obras da antiga sede do Tribunal de Contas do Estado, o prédio do Arquivo Histórico Estadual e o da antiga Chefatura de Polícia (depois Emop e Secult). Este último abrigará o Museu do Alimento, que será implantado em parceria com o Museu do Amanhã e o Museu de Ciências de Londres.

 

Goiânia, 22 de dezembro de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce