SEI informatiza e agiliza processos

Com a proposta de informatizar os processos que tramitam no Estado, o Governo de Goiás aderiu este ano ao Sistema Eletrônico de Informações, o SEI. Servidores ligados à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás) passam por capacitação para aprender a utilizar a plataforma. A expectativa é que até fevereiro de 2018 todas as superintendências e coordenações regionais estejam totalmente integradas ao novo sistema.

O SEI é uma ferramenta que permite a gestão eletrônica dos processos e documentos oficiais. Além de promover economia aos cofres públicos, já que o uso do papel se torna dispensável, a novidade diminui a burocracia e agiliza os trabalhos, uma vez que todo o conteúdo pode ser acessado de qualquer lugar. Para isso, basta que o usuário tenha acesso à internet.

Por se tratar da maior Secretaria do Estado, a implantação do SEI! na Seduce ocorre de forma gradativa. Cerca de 200 servidores ligados às três áreas (Educação, Cultura e Esporte) passaram por capacitação e são responsáveis por compartilhar o conhecimento com os colegas de trabalho.

O dia 18 de dezembro é o prazo final para que todos os documentos e processos administrativos passem a tramitar por meio da nova plataforma digital. A partir dessa data ofícios, despachos e memorandos deverão obrigatoriamente ser elaborados no próprio SEI. Já aqueles processos mais complexos, como prestação de contas ou repasse do Pró-Escola, passam a ser inteiramente digitais a partir de 1º de fevereiro do ano que vem.

O cadastro é realizado em duas categorias:

- Usuários internos: colaboradores responsáveis por realizar e acompanhar o trâmite dos processos ou elaborar e assinar documentos dentro dos órgãos. Eles têm acesso a todas as funcionalidades do sistema;

- Usuários externos: pessoas físicas ou jurídicas, organizações civis e o cidadão em geral, que não possuem vínculo trabalhista com administração executiva.

Clique aqui e confira o passo a passo para e cadastrar no SEI.