Raquel Teixeira media roda de conversa com agentes jovens

A secretária Raquel Teixeira recebeu na tarde de quarta-feira, 13/12, um grupo de agentes jovens para uma roda de conversa. O objetivo do encontro foi ouvir a opinião dos alunos sobre diversos assuntos para, a partir daí, construir um modelo de escola que seja ainda mais atrativo e que atenda aos anseios do estudante do século 21.

A reunião contou com alunos representantes de todas as 40 Coordenações Regionais de Educação, Cultura e Esporte (Crece). Durante o encontro, que foi mediado pela secretária e durou cerca de três horas, eles também compartilharam experiências exitosas realizadas em suas escolas e que podem servir de inspiração para outras regiões do Estado.

Na abertura da roda de conversa, Raquel falou sobre as profundas mudanças essa nova geração vai atravessar e que, por esse motivo, deve estar pronta para os desafios que virão pela frente. “A escola tem o papel de preparar vocês para a vida futura”, disse. “Então eu gostaria de saber o que a escola faz, o que ela não faz ou em que pode melhorar. Estamos em busca de um modelo que atenda às necessidades, e quero que vocês me ajudem”, completou.

Um dos temas levantados pelos próprios agentes jovens e que mais pautaram o encontro foi o respeito. Victor Emanuel, da Crece de Planaltina de Goiás, compartilhou com os colegas um trabalho realizado na escola onde ele estuda, que é um seminário sobre violência. “É a oportunidade de falar sobre discriminação racial, cultural, religiosa e de gênero. A convivência na escola melhorou muito depois que todos esses assuntos foram tratados. O respeito é essencial para o ambiente escolar”, disse.

O grupo também falou abertamente sobre bullying, violência e sobre estratégias que possam prevenir essas e outras atitudes extremas, como o suicídio. Uma das agentes jovens, da Crece de Palmeiras de Goiás, prestou um depoimento sobre automutilação. “Acho que é preciso estar atento ao contexto familiar dos estudantes, e falo isso por experiência própria, porque já vivi isso na pele quando passei por dificuldades. Meus pais se divorciaram, perdi meu irmão. E no meio de tudo isso fui convidada a ser uma agente jovem. Mudou a minha vida participar desse programa lindo, onde o aluno luta pela Educação”, disse.

A secretária informou, durante a roda de conversa, que a Seduce está criando a Superintendência de Segurança Escolar para trabalhar com todos esses assuntos. “Vamos construir uma agenda juntos, para que a nova superintendência possa atuar melhor e de maneira eficaz, trazendo mais segurança às escolas, estimulando a resolução de conflitos e promovendo a cultura de paz”, propôs Raquel. “Sou fã de carteirinha do trabalho que vocês estão desenvolvendo em todas as áreas e quero expandir tudo isso”.

Os depoimentos dos agentes jovens ainda levantaram diversos temas, como: escolas de tempo integral; evasão escolar; convivência de alunos com professores, coordenadores e diretores; formato das aulas e propostas de inovações; estrutura das escolas e preservação do patrimônio público; preparação para o mercado de trabalho.

Encontro estadual

O interesse de Raquel em ouvir os alunos foi recíproco. O grupo agradeceu a oportunidade de falar abertamente sobre os mais variados assuntos com a secretária de Estado e também pediu que novas rodas de conversa como esta voltem a ocorrer. “É de meu total interesse que se repita”, comentou a titular da Seduce ao propor que o encontro seja realizado pelo menos uma vez por semestre.

Como boa professora, Raquel encerrou a reunião deixando uma espécie de tarefa de casa. Ela pediu para cada aluno refletir a seguinte questão: “Como eu imagino o sistema de Educação em Goiás”. No próximo encontro, todos deverão trazer, anotado em um papel, a resposta para o questionamento. O material vai virar um painel, a ser fixado no gabinete da secretária, e ajudará a pautar os trabalhos da Seduce na busca por uma Educação de excelência e equidade.

Superintendente de Ensino Médio, João Batista Peres Júnior avaliou como positiva a roda de conversa entre os alunos e a secretária. “Existem, dentro do programa Agente Jovem, as rodas de conversa dentro das escolas, depois aquelas envolvendo as Creces e, por último, as regionais. Agora, com o aval da secretária, passa a fazer parte do nosso calendário o encontro estadual, uma vez por semestre. Isso é um marco. Todos os coordenadores estão muito felizes com a novidade”, celebrou.

Além do superintendente, participaram da reunião a coordenadora do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), Vanessa Carvalho, e técnicas da superintendência de Ensino Médio.

Raquel resumiu a roda de conversa como “oportunidade de ouvir e conversar com uma juventude inteligente, sensível, madura, consciente, generosa e corajosa”. “Confesso que o encontro encheu meu coração de alegria, renovando minha confiança nas gerações mais jovens e minha fé no Brasil. Gratidão a todos eles”, concluiu.

Sobre o Agente Jovem

A ação Agente Jovem integra o Programa Jovem de Futuro, desenvolvido em Goiás em parceria com o Instituto Unibanco desde 2008. Atualmente ele está presente em 602 escolas estaduais, envolvendo um universo de 8.015 alunos. Os estudantes que assumem o papel de agente jovem são lideranças fundamentais para estimular o protagonismo juvenil e a participação cada vez maior dos alunos no processo de gestão escolar.

Elo entre a escola e a coordenação do PJF, os Agentes Jovens passam por encontros de formação onde aprendem a mobilizar a comunidade educacional em torno de diversas ações que têm como foco três pontos principais: redução da evasão escolar, melhoria do desempenho na aprendizagem e diminuição das desigualdades educacionais.

[gallery ids="10020,10021,10022,10023,10024,10025,10026,10027,10028,10029,10030"]

Goiânia, 14 de dezembro de 2017

Comunicação Setorial da Seduce Goiás