Colo e O Outro Lado da Esperança estreiam no Cine Cultura

Tem filme novo no Cine Cultura esta semana. Estreia na sala nesta quinta-feira, 14/12, os longas-metragens Colo, dirigido por Teresa Villaverde, e O Outro Lado da Esperança, de Aki Kaurismäki. A programação do cinema também mantém em cartaz na grade os filmes No Intenso Agora, de João Moreira Salles e Corpo Delito, do diretor Pedro Rocha.

A trama do filme Colo foi rodada em Portugal, onde uma família de classe média passa por grave crise financeira. Com o marido desempregado, a esposa se vê obrigada a se desdobrar em dois empregos para pagar as contas. Nesse meio tempo, a filha tenta manter uma rotina diária, mas as dificuldades e a falta de convivência fazem com que eles se tornam estranhos uns aos outros, e a tensão se transforma em silêncio e culpa.

A produção finlandês O Outro Lado da Esperança, premiada como melhor direção no Festival de Berlim deste ano, traz no roteiro o destino de dois  homens que se cruzam. Wikhström é um cinquentão, que decide mudar de vida, abandonando a esposa alcólatra e seu emprego para abrir um restaurante, e Khaled, um jovem refugiado Sírio que tem seu visto negado ao chegar à cidade. Tocado pela história do rapaz imigrante, Wikhström decide ajudá-lo.

Filmes da grade

Em exibição, por mais uma semana, o filme No Intenso Agora é uma produção política, que justapõe, por meio de imagens de arquivo, uma série de acontecimentos diferentes da década de 1960. Entre as narrativas estão fatos como a revolta estudantil em Paris, a Primavera de Praga em plena dominação da União Soviética, e a China de 1966, sob o regime de Mao Tsé, período vivenciado pela mãe do diretor na época.

O público também poderá conferir na programação do cinema o longa Corpo Delito, um documentário cearense que aborda a questão da imagem e o crime. O filme acompanha a rotina de Ivan, um homem inconformado, pois mesmo depois de ganhar o direito de sair da cadeia, continua preso a uma tornozeleira eletrônica, o que torna sua vida limitada impedindo-o de retomar sua rotina.

O Cine Cultura é uma unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e funciona no prédio do Centro Cultural Marieta Telles Machado, na Praça Cívica. O ingresso da sala custa R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia). Pessoas acima de 60 anos têm acesso livre. Todas as segundas-feiras têm preço promocional de R$ 4.

Confira a programação de 14 a 23/12:

- 14h10: Colo (classificação 14 anos)

- 16h40: No Intenso Agora (Classificação 12 anos)

- 19h10: O Outro Lado da Esperança  (classificação 18 anos)

- 21h: Corpo Delito (Classificação 16 anos)