CEJA Arco-Íris, da rede estadual, conquista prêmio nacional do MEC

Medalha Paulo Freire reconhece experiências de êxito na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o país. Projeto concorreu com outras 58 ações pedagógicas

O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Arco-Íris, da rede pública estadual de ensino, na Chácara do Governador, em Goiânia, foi uma das cinco instituições de ensino selecionadas para receber a Medalha Paulo Freire 2017. O prêmio, iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, foi entregue nesta quinta-feira, 23/11, durante solenidade realizada na sede do Ministério da Educação, em Brasília.

Além de Goiás foram agraciadas com a medalha escolas do Mato Grosso, Paraná e Ceará. Ao todo, 58 trabalhos participaram do concurso, criado com a proposta de reconhecer e estimular experiências que contribuam para melhorar a alfabetização e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil.

O prêmio também escolheu outras cinco instituições para receber Menção Honrosa. Foram elas a Casa de Recuperação Monte Sião, em Cascavel, no Ceará; Central Agrícola Nova Era, em Uruçuí, no Piauí; Associação de Pais e Mestres, da Escola Municipal Francisco de Souza Bríglia, em Boa Vista, no Paraná; e Associação dos Professores e Alunos do NAES, em Itapiranga, Santa Catarina.

Eu, Cidadão do Mundo

Para a professora Orita de Souza Medrado, diretora do CEJA Arco-Íris, o prêmio é o reconhecimento de um trabalho realizado por toda a equipe da instituição de ensino, que atende hoje 560 alunos distribuídos em turmas do Ensino Fundamental e Médio, matutino e noturno.

O projeto “Eu, Cidadão do Mundo” foi realizado com estudantes do período noturno, público que se caracteriza pela diversidade étnica, cultural, religiosa, social e de gênero. “Nós temos cerca de 280 alunos e foi impressionante como eles se envolveram nessa ação. Independente do prêmio, que é muito importante para todos nós, os resultados foram altamente positivos”, destaca Orita.

Segundo a diretora, o projeto mobilizou toda a escola e envolveu todas as áreas do conhecimento, com a participação de todos os professores do noturno. A coordenação geral foi das professoras Maria José do Nascimento e Sandra Cristina Toríbio de Sena.

“Eu, Cidadão do Mundo” reúne relatos de vida de 15 estudantes e com a ajuda de alguns parceiros, e o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), foi transformado em livro e documentário.

O prêmio

A Medalha Paulo Freire é concedida desde 2005 e seleciona ações ou projetos de inovação metodológica ou curricular que contribuam para a equidade e o direito à educação pública de qualidade. O tema deste ano foi “Direitos Humanos, Diversidade, Inclusão e Cidadania”.

O prêmio é dividido em duas categorias: Jurídica (universidades, movimentos sociais, instituições do Sistema S e organizações não governamentais) e Física, que inclui iniciativas desenvolvidas pelo cidadão comum em prol da redução do analfabetismo no país).

Como a premiação tem caráter exclusivamente cultural, os selecionados não recebem nenhuma quantia em dinheiro, mas sim um troféu em bronze. Os trabalhos classificados para a fase final são escolhidos por uma Comissão de Seleção formada por representantes da Secadi e da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA).

Goiânia, 23 de novembro de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce