Questões ambientais e sociais são tema do projeto de arte Audiografias

Inciativa tem apoio da Lei Goyazes

A artista visual Vanessa Bohn é autora e idealizadora do projeto de arte Audiografias, um estudo áudio-fotográfico que visa trazer à público histórias de vida e um pouco de entendimento acerca do fluxo social e cultural de cada localidade.  O projeto foi contemplado pelo Programa de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

O trabalho da artista foi desenvolvido na cidade de Goiás durante os meses de agosto, setembro e outubro de 2017, a partir de denúncias, entrevistas e relatos de problemas vividos pelos moradores vilaboenses. Além da riqueza cultural e natural da cidade, Audiografias também revelou situações de injustiça, desigualdade e degradação.

Entre as questões abordadas no estudo estão a gestão dos recursos hídricos da região e o cenário da indústria da agropecuária, com situações de injustiça, desigualdade e degradação ambiental, a crise da água e problemas  ligados a disputa de terra dentro de um contexto histórico e cultural.

O projeto

A ideia do projeto nasceu há três anos, em São Paulo, onde ela deu início à investigação em torno do retrato, passando a experimentar novas formas de se construir imagens. Tais investigações lançaram Vanessa no universo da história oral, trazendo para o retrato a oralidade e a narrativa construídas pelas pessoas retratadas, o que a artista chamou de Audiografias. As audiografias se constroem no espaço de sobreposição e acúmulo de camadas imagéticas e sonoras, e é nesse lugar de construção que surgem os múltiplos indivíduos, com suas histórias, questões, contradições e sonhos. A primeira cidade do Brasil a receber o projeto foi Goiás. O resultado pode ser conferido pelo site www.goiasvelho.audiografias.com.br.

Sobre a artista

Vanessa Bohn é bacharel em Artes Visuais pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Cursou Cinema e Comunicação na FAAP e Fotografia na Escola Panamericana de Arte e Design.  A artista utiliza-se do conceito da fotografia expandida para abordar o mundo ao seu redor. A partir de uma investigação documental, Vanessa transforma seu olhar em reflexões sobre o outro e o cotidiano, direcionando-se cada vez mais para pesquisas dentro da antropologia e para a expansão da fotografia enquanto imagem e espaço.  Atualmente Vanessa Bohn trabalha no projeto Audiografias de Goiás, aprovado no Fundo de Arte e Cultura, mecanismo do governo de Goiás, também gerenciado pela Seduce.