TeNpo 2017 chega ao fim valorizando os legados deixados a Porangatu

Detalhes

A 16ª Mostra Nacional de Teatro de Porangatu foi encerrada neste domingo, 19 de novembro, com a sensação de dever cumprido e a certeza de que mais uma vez o evento deixou frutos para o município. Nos quatro dias do evento, o Tenpo 2017 recebeu um público de 4 mil e 700 pessoas, entre moradores da cidade e visitantes vindo de Goiânia, Brasília, Gurupi, Santa Tereza, Novo Planalto, Mara Rosa e Uruaçu. A programação contou com três espetáculos nacionais, oito atrações regionais, um workshop e oito oficinas temáticas, ministradas por profissionais de referência no meio teatral.

A coordenadora do TeNpo 2017, Dirce Vieira, comentou sobre a satisfação em encerrar a edição da Mostra com a participação expressiva dos moradores de Porangatu e falou sobre os legados que o evento deixa a cada ano para o município. Segundo a representante da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás), o resultado das oficinas é uma boa forma de mensurar esses frutos. “O que essas crianças e adolescentes fazem a partir de três dias de encontros de formação é muito significativo. Eles aprendem rápido e têm vontade de saber ainda mais sobre teatro”, evidenciou ela.

Dirce Vieira. Foto: Flavio Isaac

Outro legado destacado por Dirce é o estímulo ao surgimento de novos artistas para o teatro e a criação de grupos locais. “Há atores que participavam da Mostra desde a infância e hoje são atores profissionais, como é o caso do Renato Izídio, que atualmente tem a sua própria companhia e se apresenta em diversos lugares”, exemplificou Dirce. Renato, inclusive, foi um dos atores que fez parte da programação do TeNpo 2017. Ele protagonizou o espetáculo Na Bimboca das Parafusetas, apresentado no último dia do evento.

Além da peça de Renato Izídio, quem passou pela Mostra ao longo dos quatro dias de programação pôde conferir o stand up do humorista Gustavo Mendes, fenômeno da internet reconhecido pela imitação que faz da ex-presidente Dilma Rousseff. Também passaram pelo palco do TeNpo 2017, os artistas Luciano Szafir e Pitty Webo, com Mulheres Solteiras Procuram, a trupe de teatro carioca Os Ciclomáticos, com A Farra do Boi Bumbá, e outras oito atrações goianas. Fizeram parte dessa lista a Cia. Sala 3 (Goiânia), Grupo Teatral Limpando o Olho (Uruaçu), Cia. de Dança Giro 8 (Goiânia), Grupo Teatro Trem de Doido (Porangatu), Grupo Sonhos Teatro Ritual (Goiânia), Cia. Teatral Oops! (Goiânia), Cia Teatral Caravana da Alegria (Porangatu), os grupos ¿por quá? e Vida Seca (Goiânia), que se apresentaram juntos, e ainda a atriz Fernanda Pimenta.

Oficinas

Os encontros de formação do TeNpo 2017, que mobilizaram 180 participantes, entre crianças, adolescentes e adultos, também reuniram nomes de peso. A oficina Artes Circenses e Palhaçaria trouxe à Porangatu o palhaço e ator Anderson Lima, Interpretação: o ator autoral e seu corpo contou com Ribamar Ribeiro, que é ator, diretor, dramaturgo, enquanto Encenação e Direção foi ministrada por Sidnei Cruz, poeta, dramaturgo, diretor teatral e gestor cultural.

Quem passou pela oficina Danças Urbanas com foco em Break Dance teve a oportunidade de aprender com Jerry MegaBreake, arte educador, oficineiro e professor de dança. Já Maquiagem Artística foi ministrada por Leleko Diaz, figurinista e cabeleireiro e maquiador, Jogo Dramático Infantil contou com Marques Izítio, que é diretor teatral e gestor cultural, e Teatro Educação com Felipe Sales, ator e produtor. A oficina de Circo foi oferecida pelo Grupo Teatral Limpando o Olho, que vivencia o universo circense diariamente.