CCON ganha iluminação especial em homenagem ao Dia Mundial da Prematuridade
- Detalhes
O Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) ganhou uma nova cor na noite desta sexta-feira, 17/11: o roxo, que faz alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, lembrado neste dia 17. A iluminação, que faz parte da Campanha Novembro Roxo, busca chamar a atenção sobre os bebês prematuros e levar informação e suporte às famílias.
Considerada a principal causa da mortalidade infantil nos primeiros anos de vida, a prematuridade - definida quando o bebê nasce com menos de 36 semanas - afeta um em cada dez partos no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para a servidora pública Valquíria Faria da Silva, que encabeça um grupo de mães de bebês prematuros em Goiânia, mudar a iluminação de locais estratégicos é uma forma de disseminar a campanha. “A conscientização e o conhecimento leva a prevenção que é feita por meio de um pré-natal bem feito. Esse acompanhamento pode identificar e prevenir a prematuridade em várias situações”, reforça.
Valquíria também alerta que prematuridade não é sentença de morte. “Minha filha nasceu de 28 semanas e com 780 gramas. Hoje, com dois anos, ela é uma criança totalmente normal e saudável. Eu tive uma insuficiência placentária grave que não foi possível identificar no pré-natal. Mesmo os casos que não tem prevenção, como o meu, a mãe e o bebê precisam de orientação, informação e acompanhamento”.
A iluminação especial segue até este domingo, 19. Na segunda-feira, o complexo de espaços culturais retoma a cor azul, que também integra o calendário do mês de novembro e que é caracterizado pela conscientização, prevenção e combate ao câncer de próstata.
[gallery ids="9174,9172,9175,9173"]