TeNpo 2017 - Espetáculos goianos trazem diversidade de gêneros e temas
- Detalhes
A 16ª edição da Mostra Nacional de Teatro de Porangatu – TeNpo 2017 vai oferecer ao público 11 montagens de artistas de Goiás, além dos três espetáculos nacionais que integram o restante da programação. As atrações goianas incluem peças voltadas ao público infantil, mas também drama cômico, comédia, suspense musical, intervenção urbana, dança e teatro de animação. As apresentações serão realizadas em três locais diferentes: Teatrão, Circo Jardim Brasília e Teatro Centro Cultural. A entrada é franca.
O espetáculo Cora Coralinha (foto), da Cia. Sala 3 (Goiânia), abre a programação do dia 17, sexta-feira. A montagem dirigida por Altair de Sousa apresenta com simplicidade partes da obra da poetisa goiana Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, mais conhecida como Cora Coralina. A história gira em torno da personagem Aninha, que encanta uma trupe de atores desiludidos com a vida. Os artistas ajudam a menina a voltar para a Casa da Ponte enquanto apresentam contos como Meninos Verdes, A moeda de ouro que o pato engoliu e As cocadas, assinados por Cora Coralina.
Ainda no dia 17, se apresentam o Grupo Teatral Limpando o Olho (Uruaçu), a Cia. de Dança Giro 8 (Goiás) e o grupo Teatro Trem de Doido (Porangatu). Os artistas de Uruaçu realizarão três intervenções diferentes para a programação do TeNpo 2017. A atração Show da Alegria, proposta pela trupe, conta com linguagem e outros elementos circenses e será apresentada ao público nos dias 17, 18 e 19, sempre às 18h, no Circo Jardim Brasília.
A Giro 8, segunda atração do TeNpo 2017, vai colocar em cena seis bailarinos e uma máquina manipulada e manipuladora com o objetivo de discutir como as relações humanas se constroem e se modificam. O espetáculo de dança contemporânea fala sobre o corpo e suas infinitas possibilidades. Já os atores e atrizes do grupo Teatro Trem de Doido falam sobre elementos da cultura goiana com a comédia adulta A inconveniência de ter coragem. O texto é uma adaptação do primeiro ato de A pena e a Lei, de Ariano Suassuna, para a cultura goiana.
A programação de sábado traz mais dois espetáculos goianos: A Fantástica Máquina Humana, do Grupo Sonhos Teatro Ritual (Goiânia), e William Wilson, da Cia Teatral Oops! (Goiânia). Sob a direção de Fernando Rocha, A Fantástica Máquina Humana fala de forma poética sobre a realização de sonhos por meio da história de crianças que sonham com o primeiro voo sobre o oceano. A peça é voltada para o público infanto-juvenil. Já o espetáculo da Cia Teatral Oops! conta a história de um jovem de descendência nobre que encontra na escola um colega com o mesmo nome que o seu. A relação dos dois é conflituosa e desencadeia uma fuga do personagem principal do ambiente escolar. Nesse momento, ele se envolve em orgias, traições e jogos de azar, enredando-se cada vez mais neste mundo sombrio.
O último dia do TeNpo 2017 traz Na Bimboca das Parafusetas, da Cia Teatral Caravana da Alegria (Porangatu), POR ACASO _ tardes de improvisos, com os grupos ¿por quá? e Vida Seca (Goiânia), e, ainda, Quando se Abrem os Guarda-Chuvas, de Fernanda Pimenta (Goiânia). Baseado na linha de pesquisa com bonecos, Na Bimboca das Parafusetas é um espetáculo para todas as idades. A peça conta a história de Juca Peroba, personagem que se separa de sua amiga e precisa realizar um espetáculo sozinho. A montagem fala sobre amizade, respeito, companheirismo, carinho e perdão.
Já a proposta de POR ACASO _ tardes de improvisos é realizar uma intervenção aberta, democrática e celebrativa. Serão realizadas ações artísticas de improviso de danças e músicas. Por fim, o espetáculo Quando se Abrem os Guarda-Chuvas, sob a direção de Elena Diego, contará a história de Conceição, que vive uma vida monótona aos 75 anos de idade. A montagem é um convite para refletir sobre o amor, a vontade de viver e, também, sobre a expectativa de reviver.
Serviço
TeNpo 2017
16 a 19 de novembro de 2017
Espetáculos goianos
17.11.2017
Cora Coralinha - Cia de Teatro Sala 3 - 14h - Teatrão
Show da Alegria - Grupo Teatral Limpando o Olho - 18h - Circo Jardim Brasília
Sr. Will - Giro 8 Cia de Dança - 20h -Teatrão
A Inconveniência de ter coragem - Grupo de Teatro Trem de Doido - 21h30 - Teatro Centro Cultural
18.11.2017
A Fantástica Máquina Humana - Grupo Sonhos Teatro Ritual - 14h - Teatro Centro Cultural
Show da Alegria - Grupo Teatral Limpando o Olho - 18h – Circo Jardim Brasília
William Wilson - Cia Teatral Oops! - 20h - Teatro Centro Cultural
19.11.2017
Na Bimboca das Parafusetas - Cia Teatral Caravana da Alegria - 14h - Teatro Centro Cultural
POR ACASO _ tardes de improvisos - ¿por quá? e Vida Seca - 18h30 - Praça ao lado do Centro Cultural
Show da Alegria - Grupo Teatral Limpando o Olho - 18h - Circo Jardim Brasília
Quando se Abrem os Guarda-Chuvas - Fernanda Pimenta - 20h - Hall Teatro Centro Cultural