Goiás receberá 7 mil para congresso estudantil

Goiânia sediará a 42ª edição do Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Conubes) entre os dias 29 deste mês e 2 de dezembro. O evento, que tem o apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), deve reunir aproximadamente 7 mil estudantes de todos os estados do País. O lançamento foi realizado nesta quarta-feira, 1º/11, no Palácio das Esmeraldas.

Esta não é a primeira vez que o Governo de Goiás apoia a realização do evento. Em 2007 e 2009, o Estado sediou o evento realizado a cada dois anos. O governador Marconi Perillo relembrou sua atuação como líder estudantil na década de 80 e deu as boas-vindas aos representantes dos estudantes.

“Eu tenho um respeito muito grande por todos da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e da União Nacional dos Estudantes, principalmente pela história que eles construíram. Aqui em Goiás nós procuramos ampliar benefícios como o Passe Livre Estudantil, Bolsa Universitária, que serviram de modelo para o Prouni [Programa Universidade Para Todos] e também temos defendido todas as causas da escola pública, que é a maior democratizadora de oportunidades”, finalizou o governador.

Para a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, o apoio do Governo de Goiás para a realização do Conubes é um sinal da sensibilidade do Estado para com os estudantes. “O governador Marconi Perillo tem apoiado os movimentos estudantis numa postura republicana que sempre teve e nós sabemos da importância da juventude no encaminhamento de questões. Quanto mais o jovem estiver envolvido com as questões do País, melhor”, pontuou a secretária.

A presidente da UBES, Camila Lanes, agradeceu o apoio do Governo de Goiás para a realização do evento, que tinha as opções de Brasília e Belo Horizonte como concorrentes a sediar o encontro. “Agradeço a disposição do Governo de Goiás para consolidar o evento, e que nós possamos debater o futuro da educação pública no Brasil", destacou Lanes.

Também estiveram presentes no evento o secretário de Governo, Tayrone Di Martino, o superintendente da Juventude, Leonardo Felipe, a vereadora Cristina Lopes, e demais autoridades.

Goiânia, 1º de novembro de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce