Feriado do dia 24 de outubro é antecipado para 16 na rede estadual
- Detalhes
A lei tem o objetivo de garantir participação dos alunos na Prova Brasil
Foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira,3/10, a Lei 19.850 que antecipa o feriado estadual do dia 24 de outubro de 2017, comemorativo ao lançamento da pedra fundamental de Goiânia, para o dia 16 deste mesmo mês, exclusivamente no âmbito do Sistema Estadual de Educação.
A mudança sancionada pelo Governador Marconi Perillo tem o objetivo de garantir que os alunos participem da Prova Brasil, que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e que será realizada no dia 23 de outubro. “É difícil ter todos os alunos na escola em um feriado prolongado, por isso remanejamos a data para descanso em todas as 1.138 escolas estaduais”, afirmou Raquel.
As avaliações externas como Ideb (nacional) ou Idego (estadual) são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento das políticas públicas educacionais que visam aprimorar o aprendizado dos alunos. Elas norteiam ações de melhoria do ensino público, contribuindo com trabalho de gestores e professores, uma vez que esses têm em mãos dados precisos do desempenho escolar. O resultado dessas avaliações também oferece oportunidade para que a comunidade (pais e alunos) acompanhe a qualidade da educação oferecida nas escolas.
Leia mais:
Confira dicas para preencher corretamente o gabarito de provas
Recesso será prolongado
Com a mudança, a rede estadual de educação terá um feriado prolongado que inicia no dia 12 de outubro (quinta-feira) e segue até o dia 16 (segunda-feira). Para os alunos, o período será ainda maior já que no dia 11/10 está planejado trabalho coletivo nas unidades escolares, quando também não haverá aula. Dessa forma, os dias 23 de outubro e 24 serão dias letivos normais para todos os alunos da rede estadual de Goiás, que poderão participar da avaliação nacional sem problemas.
Avaliações importantes exigem preenchimento correto do cartão
A rede pública estadual de ensino está prestes a passar por duas importantes avaliações. No dia 18 de outubro serão aplicadas as provas do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego). Já entre 23 de outubro e 3 de novembro ocorre a Prova Brasil, dentro do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). De olho no calendário, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) reúne dicas para orientar os alunos no momento de preencher o cartão-resposta.
Seguir as regras de preenchimento do gabarito é tão importante quanto o esforço no momento de responder as questões das provas. Isso porque o cartão com as alternativas assinaladas é o único instrumento utilizado para aplicar a nota final do aluno. As dicas elaboradas pela Seduce, inclusive, servem para outras avaliações, como o Enem, vestibulares e até mesmo concursos públicos.
De acordo com o superintendente de Gestão Pedagógica, Marcelo Jerônimo, o guia da Seduce surgiu a partir de um indicador registrado na Simulada, uma prova de preparação aplicada em setembro aos alunos da rede. “Nos chamou a atenção o fato de que quase 5% dos cartões seriam anulados por estarem preenchidos incorretamente. Então o que queremos é evitar que os nossos alunos passem por esse tipo de situação”, explicou.
Instruções
A primeira orientação da equipe da Seduce Goiás é que o aluno procure ficar tranquilo e que mantenha a calma na hora da prova. Fazer uma alimentação reforçada e saudável também ajuda a manter o foco. Antes de receber o caderno com as questões, o aluno deve estar atento a todas as orientações do aplicador: ele dará as instruções necessárias a serem seguidas.
Atenção ao relógio! Elabore um método para responder sua prova e reserve um tempo considerável para preencher o gabarito. Leia as instruções impressas no cartão-resposta para evitar os erros mais comuns. Zele do seu gabarito e lembre-se: não é permitido realizar qualquer tipo de identificação ou rasura.
Não responda utilizando “Verdadeiro”, “Falso” ou até mesmo um “X”. O cartão é preparado para receber a marcação de apenas uma alternativa. Escolha a opção que julgar ser a correta e preencha completamente a lacuna – e cuidado para não extrapolar o espaço.
Segundo Marcelo Jerônimo, as dicas parecem óbvias, mas são imprescindíveis. “Às vezes os alunos que não estão acostumados a fazer provas com esse perfil simplesmente deixam de ter uma boa pontuação por causa de um detalhe”, disse. “Por isso a importância de se preparar e seguir todas as orientações”.
Sobre as avaliações
O Saego é um sistema estadual que tem como objetivo avaliar o ensino público e, a partir daí, fomentar mudanças na Educação, visando a excelência e a equidade. É aplicado anualmente aos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª
série do Ensino Médio. As provas incluem questões de Português e Matemática e ocorrem durante o horário de aula: matutino (8h às 10h30), vespertino (14h às 16h30) e noturno (20h às 22h30).
Já a Prova Brasil/Saeb é uma avaliação nacional. A sua média de desempenho faz parte do cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Assim como o Saego, as provas possuem questões de Português e Matemática e são direcionadas ao mesmo público-alvo. Nas duas situações o aluno não precisa se inscrever para participar.
Atualmente Goiás aparece entre as quatro unidades da Federação a cumprirem as metas estabelecidas pelo MEC. No Ensino Médio, com a nota 3.8, o Estado ocupa o segundo lugar no Ideb. No Ensino Fundamental 2, o primeiro lugar; e no Ensino Fundamental 1, o quarto lugar do ranking nacional.
Goiânia, 4 de outubro de 2017
Comunicação Setorial da Seduce Goiás