Encontro de Agentes Jovens reúne mais de 600 estudantes em Pirenópolis

Iniciativa da Seduce em parceria com Instituto Unibanco busca avançar na melhoria da educação a partir das sugestões dos próprios estudantes

Em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), o Instituto Unibanco (IU) reúne em Pirenópolis nesta quarta e quinta-feira, 4 e 5/10, mais de 600 estudantes da rede pública estadual durante o III Fórum Estadual de Agentes Jovens: Diálogos Sobre Gestão Escolar.

O encontro está sendo realizado na Pousada dos Pirineus e conta com a participação de 120 profissionais da educação: professores, coordenadores pedagógicos, gestores educacionais e dirigentes das Coordenações Regionais. A proposta do evento é incentivar os jovens a refletir sobre como é possível melhorar o processo de aprendizagem no Ensino Médio de forma a envolvê-los de forma efetiva na gestão de suas instituições de ensino. As sugestões servirão como base para que a Seduce possa traçar novas estratégias para avançar na melhoria da qualidade da educação.

Na noite anterior à abertura do encontro, os estudantes assistiram ao documentário Nunca me Sonharam, que traça um panorama do Ensino médio na rede pública e serviu como um norteador para as discussões. “Na verdade estamos realizando dois eventos em um. Os estudantes foram divididos em dois grupos de 300, sendo que o primeiro participa do encontro nesta quarta e o segundo na quinta”, explica o superintendente de Ensino Médio da Seduce, João Batista Peres Júnior, que representou a secretária Raquel Teixeira na abertura do evento.

Após destacar a importância da parceria com o Instituto Unibanco na execução do programa Jovem de Futuro, que busca melhorar o desempenho da educação estadual por meio do aprimoramento contínuo da gestão, Peres Júnior pediu o empenho dos estudantes na mobilização dos colegas com foco nas avaliações de conhecimento que serão realizadas nos meses de outubro e novembro.

“No dia 18 próximo teremos a avaliação do Saego (Sistema de Avaliação do Estado de Goiás), em seguida do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e, em novembro, do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o trabalho de cada um de vocês é fundamental - em suas escolas - para que Goiás continue na liderança do ranking nacional no próximo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”.

Avaliação

Maria Júlia Azevedo, gerente de Implementação de Projetos do IU, sugeriu aos jovens que olhem as avaliações como uma “oportunidade para descobrirem o que ainda não sabem e precisam aprender antes de terminar o Ensino Médio”.

Ela afirma que o Fórum abre um campo de diálogo entre os educadores, gestores e estudantes de forma a ouvir as demandas dos jovens e descobrir seus anseios e desejos, além dos principais entraves para a aprendizagem efetiva.

Durante o encontro, os estudantes foram divididos em grupos. Cada mesa recebeu um caderno de atividades (Almanaque), que além da história dos fóruns anteriores, trouxe também uma série de atividades a serem desenvolvidas nos dois dias do evento. No retorno às escolas, os estudantes têm o compromisso de ser multiplicadores de tudo que foi discutido no encontro. O primeiro dia do Fórum contou com representantes de 19 Coordenações Regionais: Anápolis, Goianésia, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Itapaci, Ceres, Rubiataba, Itapuranga, Itumbiara, Morrinhos, Goiatuba, Novo Gama, Luziânia, Jussara, Goiás, Itaberaí, Inhumas, Palmeiras e Trindade.

Em sua terceira edição, o Fórum Estadual de Agentes Jovens: Diálogos Sobre Gestão Escolar envolveu até agora mais de 1.800 estudantes da rede pública de Goiás. Em 2016, como resultado desses encontros, a Seduce aproveitou boa parte das sugestões dos alunos para elaborar as ações pedagógicas adotadas em 2017.

O Fórum é uma das ações do programa Jovem de Futuro, desenvolvido há cinco anos nas escolas de Ensino Médio da rede pública estadual em parceria com o Instituto Unibanco (IU), que tem como objetivo transformar a escola em um espaço prazeroso de aprendizado, além de contribuir para o avanço dos resultados educacionais.

Goiás é um dos seis estados brasileiros onde o programa Jovem de Futuro foi implementado e hoje a iniciativa está presente em 605 escolas da rede pública estadual. Ceará, Espírito Santo, Pará, Rio Grande do Norte e Piauí são as outras unidades da Federação que contam com o programa. Devido ao sucesso da experiência aplicada nas escolas goianas, o Estado se tornou referência para os demais.

Pirenópolis, 4 de outubro de 2017

Comunicação Setorial da Seduce Goiás

Fotos: Mônica Salvador/Seduce Goiás

[gallery ids="7804,7805,7806,7807,7808,7809,7810,7811,7816,7815,7813,7818,7819,7820,7821,7822,7823"]