Seminário - Pesquisas revelam que investimentos em primeira infância contribuem para crescimento econômico
- Detalhes
Uma das apresentações mais aguardadas pelo público no segundo dia do I Seminário Internacional sobre Educação Infantil foi a da pesquisadora Mary Eming Young, do Centro de Desenvolvimento Infantil/Fundação de Pesquisa de Desenvolvimento da Criança da China/Universidade de Harvard/EUA com o título Saúde da Criança.
Em uma palestra com tradução simultânea, a simpática Young, que também é consultora técnica do programa Criança Feliz, do Governo Federal, prendeu a atenção da plateia ao defender a importância de investimentos na primeira infância nos aspectos educacionais, de saúde, capital social e equidade. Ela estabeleceu a relação entre desenvolvimento infantil, crescimento econômico e desenvolvimento social.
A defesa da especialista foi alicerçada em várias pesquisas – muitas delas desenvolvidas pelo Banco Mundial, onde Young atuou como especialista sênior em Saúde Pública. Um dos dados apresentados pela palestrante foi o de que cada ano de Educação Infantil resulta em 4,4 anos a mais de escolaridade na vida adulta e que isto ainda tem como reflexo um aumento de 5,5% na renda do trabalhador.
Para Young, a primeira infância desassistida dos três pilares - saúde, educação e proteção social - prejudica significativamente o futuro das crianças. “Isso trará reflexos não só no aprendizado, mas também no funcionamento do cérebro, podendo culminar até na morte prematura de jovens”, destacou lembrando os indicadores de violência.
A palestrante explicou que na primeira infância são desenvolvidas, de maneira mais intensa, as habilidades sociais e cognitivas. A solução, diz Young, é investir em saúde, amparo social e equidade para que municípios, estados e países alcancem crescimento econômico e promoção do desenvolvimento humano.
Ao finalizar sua fala, Eming lembrou que, para os avanços necessários, é imprescindível o “compromisso político de secretários estaduais, prefeitos e secretários municipais de Educação com os programas criados para dar atenção à primeira infância”.
I Seminário Internacional sobre Educação Infantil: Caminhos e Conhecimentos para o Desenvolvimento da Primeira Infância é uma iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Ministério da Educação (MEC) e integra o desafio de promoção do acesso à Educação Infantil do programa Goiás Mais Competitivo e Inovador do Governo de Goiás.
Leia também:
Especialistas apontam que educação infantil é essencial para reduzir desigualdades
Comunicação Setorial da Seduce
Goiânia, 18 de agosto de 2017