Jogos Universitários Brasileiros são lançados em Goiânia

Secretária Raquel Teixeira representou o governador Marconi Perillo na solenidade de apresentação dos JUBS em Goiânia na manhã desta sexta-feira, 11/8

A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, representou o governador Marconi Perillo no lançamento da etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) na manhã desta sexta-feira, 12/8. A solenidade foi realizada no Parque Mutirama e contou com a presença de representantes de diversos órgãos ligados ao esporte em Goiás, entre eles Alexandre Magalhães, presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul); Lusimar Santos, vice-presidente da CBDU/regional Centro-Oeste; além da vereadora Cristina Lopes Afonso e da secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Célia Valadão.

Em sua 65ª edição, os JUBS 2017 serão realizados em Goiânia e Trindade entre os dias 18 e 29 de outubro deste ano e contarão com a participação de mais de 5 mil estudantes atletas e paratletas de diversas instituições de Ensino Superior do país. Lusimar Santos, presidente do Conselho do Pró-Esporte da Seduce e coordenador geral dos JUBS em Goiás, informa que mais de 1.500 pessoas estão envolvidas na organização dos Jogos, que incrementarão setores essenciais da economia, como os setores de hotelaria, gastronomia e o comércio em geral. “Também teremos aqui em torno de 350 voluntários do Brasil inteiro e de outros países”, diz ele.

A arte de bem receber

Em nome do governador Marconi Perillo, a secretária Raquel Teixeira deu as boas vindas aos presentes e destacou que os Jogos Universitários Brasileiros serão uma excelente oportunidade de mostrar para o mundo o que o povo goiano tem de melhor, que é a hospitalidade. “Somos um povo receptivo, acolhedor, generoso e bem educado. Sediar esse evento será para nós uma grande chance de comprovar que recebemos a todos de braços abertos”.

Ela lembrou ainda que os JUBS chegam para somar com outros importantes eventos esportivos que estão sendo realizados neste momento em Goiás, como os Jogos Abertos e os Jogos Estudantis. “Este último eu tive a oportunidade de participar ontem à noite, em Anápolis, da abertura da etapa estadual, que é fruto de uma disputa que envolveu cerca de 27 mil atletas nas etapas municipais e intermunicipais. Desses jogos escolares que o Governo de Goiás e a Seduce patrocinam todos os anos é que saem muitos campeões em diversas modalidades. Ontem fizemos uma festa linda, com a presença de 3,5 mil atletas e de mais de 7 mil pessoas no Ginásio Internacional da cidade”.

JUBS em Goiânia

Organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) em parceria com o Ministério do Esporte, os Jogos Brasileiros Universitários deste ano serão realizados com o apoio do governo estadual e da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce). Das 19 modalidades esportivas disputadas por atletas e paratletas, 17 serão disputadas em Goiânia e duas em Trindade.

Considerado o maior evento esportivo educacional da América Latina, os JUBS incluem as modalidades de futsal, handebol, vôlei, basquete, judô, taekwondo, atletismo, tênis de mesa, xadrez, JUBs Acadêmico, badminton, vôlei de praia, basquete 3 x 3, natação, tênis e esportes eletrônicos. O paradesporto estará representado por atletas da natação, tênis de mesa e atletismo.

[gallery ids="6185,6184,6183,6182,6181,6180,6179,6178,6177,6176,6175,6174,6173,6172,6171,6170,6169"]