Cerimônia em Anápolis marca a abertura dos Jogos Estudantis de Goiás

Ginásio Internacional recebeu cerca 7 mil pessoas; secretária Raquel Teixeira participou do evento

Cerca de 7 mil pessoas lotaram o Ginásio Internacional Newton de Faria, em Anápolis, na noite desta quinta-feira, 10/8, durante a cerimônia de abertura da última etapa dos Jogos Estudantis de Goiás 2017. A Secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, participou do evento e se disse emocionada com a festa realizada no município.

Medalha de prata de judô em 2016 na competição nacional “Jogos Escolares da Juventude”, a aluna Ana Júlia, do Colégio da Polícia Militar Nestório Ribeiro de Jataí, foi a responsável por puxar o coro do juramento dos atletas, cujo os competidores se comprometem a participar com lealdade, garra e fair play (jogo limpo).

A cerimônia contou com o tradicional desfile de atletas de todas as unidades escolares ligadas às 40 Coordenações Regionais de Educação, Cultura e Esporte, além de apresentações culturais e o grande momento da passagem da Tocha dos Jogos Estudantis. Ao todo, 13 estudantes simbolizando as modalidades esportivas em disputa carregaram o símbolo até as mãos do estudante Matheus, que fez o acendimento simbólico da pira.

Ao declarar os jogos abertos, a secretária Raquel desejou sorte aos participantes e lembrou que Agosto é o mês da juventude. “Me emociono ao ver tantos alunos empenhados no mundo do esporte e reafirmo que é por vocês, jovens, nosso esforço e trabalho. Quero reconhecer publicamente o esforço e a dedicação da coordenadora regional de Educação, Cultura e Esporte de Anápolis, Sonja Maria Lacerda, e agradecer todos vocês pela belíssima festa. Ao querido Maurício, meu carinho e gratidão. Parabéns pela competência técnica e obrigada pelo amor dedicado ao que faz”, disse Raquel.

Sonja e o Superintendente de Desporto Educacional da Seduce, o professor Mauricio Roriz, agradeceram a presença de todos os atletas, voluntários, patrocinadores, autoridades e envolvidos com a organização dos Jogos. “Esperamos que todos vocês jovens atletas levem suas melhores recordações e aproveitem ao máximo a competição e a estadia em Anápolis”, afirmaram.

Entre as autoridades, estiveram presentes, além da Secretária Raquel Teixeira, que na ocasião representou também o Governador Marconi Perilo, o prefeito de Anápolis, Roberto Naves e Siqueira, o Gerente de Esporte Estudantil do Comitê Olímpico do Brasil (COB) André Mattos, várias autoridades locais e superintendentes e coordenadores da Seduce.

A abertura foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Seduce. Confira:

Competição

As competições começam nesta sexta-feira, 11/8, e seguem até domingo, 13/8. Os Jogos Estudantis são compostos pelas modalidades esportivas individuais - Atletismo, Badminton, Ciclismo, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Xadrez - e modalidades coletivas - Basquete, Futsal, Handebol e Vôlei - disputadas nas categorias Infanto (12 a 14 anos) para alunos/atletas nascidos entre os anos de 2003 e 2005 e Juvenil (15 a 17 anos) – alunos/atletas nascidos entre 2000 e 2002, no feminino e masculino, de escolas das redes pública e privada. A entrada para assistir as competições é gratuita em todos os 14 locais de competição.

Os Jogos Estudantis têm como objetivo mobilizar a juventude estudantil, contribuir para a formação integral do aluno, motivando-o a aprimorar sua vivência esportiva, além de propiciar a descoberta de novos talentos e oportunizar a integração entre os participantes de diversos municípios e unidades escolares.

A competição realizada anualmente, teve início no mês de março com as etapas Intermunicipal e Regional, envolvendo mais de 27 mil estudantes e consagrando-se mais uma vez como a maior competição estudantil esportiva do Estado.

[gallery ids="6130,6129,6128,6127,6126,6125,6132,6133,6134,6135,6137,6138,6139,6140,6143,6144,6145,6146,6148,6149,6152,6153,6158,6159,6187,6188"]