Auditório cheio para debater problemas e soluções dos museus goianos

Superintendente da Seduce cita desafios, como estruturação de equipes especializadas, mas também destaca bons projetos das instituições

Em palestra na tarde desta sexta-feira (23/6) no Ciclo de Estudos “O Museu e seus Saberes”, Tânia Mendonça detalhou os principais desafios enfrentados atualmente e os bons projetos já desenvolvidos nos museus goianos. Cerca de 80 pessoas participaram do evento realizado no Auditório Tadeu Baptista, do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON).

Doutora em Museologia, Tânia é superintendente de Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). Ela se apresentou ao lado do chefe do Núcleo de Obras e Recuperação do Patrimônio, Marcílio Lemos, responsável pelo projeto do Circuito Cultural Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira.

Tânia e Marcílio falaram sobre o projeto, que prevê requalificação, revitalização, restauração e musealização do conjunto de edifícios do local, que é popularmente conhecido como Praça Cívica. A iniciativa prevê a implantação de museus, galerias de arte e outros equipamentos culturais.

Entre os desafios enfrentados pelos museus de Goiás, a superintendente de Patrimônio Histórico e Artístico da Seduce citou a integração com as novas tecnologias, a formação de parceiros e a contratação de equipes especializadas (ela trabalha em projeto de concurso público na área).

Por outro lado, Tânia também destacou as boas iniciativas já concretizadas em instituições estaduais como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu Pedro Ludovico e o Museu da Imagem e do Som (MIS).

No caso do MAC, um dos realizadores do Ciclo de Estudos, ao lado da Gerência de Museus e Galerias, ela lembrou do processo de implantação da Reserva Técnica, espaço localizado no CCON que hoje garante correto acondicionamento às obras de arte do acervo.

A palestra foi prestigiada por estudantes, professores, museólogos, diretores de museus e galerias, além de servidores públicos. Entre eles, estiveram a presidente (Nancy Ribeiro) e membros do Conselho Estadual de Cultura (Fernando Cupertino e Vânia Abrão), a gerente especial de Museus e Galerias da Seduce (Keith Tito) e a coordenadora do MAC (Márcia Pires).