Roda de capoeira celebra a integração da cultura entre povos

Pedro Paulo Souza

A capoeira é um símbolo cultural forte no Brasil. Prova disso foi a união dos diversos grupos de capoeiristas da cidade de Goiás para trazer um dos nomes mais influentes da modalidade no país – Mestre Cobra Mansa. Antes e depois de começar a roda, Cobra Mansa era abordado a cada instante para pedidos de fotos, selfies e, se possível, uma conversa rápida. Um personagem de muita história em uma cidade que respira ancestralidade.

Cobra Mansa abriu a oficina de Capoeira, cujo o tema foi ancestralidade e atualidade, próximo à Tenda Multiétnica – Povos do Cerrado. Visitantes, kalungas e indígenas se uniram para celebrar a integração cultural entre os povos na manhã desta sexta-feira, 23 de junho.

O berimbau, as palmas e o canto cadenciaram a oficina de capoeira. Quem passava por ali aproveitou para aprender a jogar capoeira e conhecer um pouco mais sobre as tradições culturais através das cantigas. A roda terminou com uma saudação a todos que estavam presentes e mais palmas e abraços.

“É uma alegria estar em Goiás. Eu venho aqui há alguns anos e estar aqui fazendo parte de um evento como este é de uma alegria enorme”, assim resumiu Cobra Mansa após a oficina ministrada.

Mestre Cobra Mansa

Nascido Cinézio Feliciano Peçanha, rebatizado como Cobra Mansa, o mestre da Capoeira de Angola é símbolo da resistência dessa cultura. Para Cobra Mansa integrar cultura e ecologia é o maior acerto do Fica 2017. “Integrar esses povos, essa Tenda Multiétnica é de extrema importância. Os kalungas, os indígenas, esses povos que estão conectados com a natureza. Esse diálogo os ajuda, mas, mais do que nunca, nos ajuda”, constata.

Também conhecido como Mestre Cobrinha, ele nasceu no Rio de Janeiro, começou na capoeira no início da década de 1970. Por conta da capoeira, morou em diversas cidades – incluindo nos Estados Unidos. Voltou ao Brasil em 2004 e criou o “Kilombo Tenonde”, onde passou a atuar no ensino e divulgação da Capoeira.

No sábado pela manhã, será a vez do Mercado Municipal ser palco para os grupos de capoeira com uma Orquestra de Berimbau e mais roda – a partir das 9h.

Serviço:

Orquestra de Berimbau e Roda de Capoeira