Goiano representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Linguística

Detalhes

O evento acontece de 31 de julho a 4 de agosto de 2017 em Dublin, na Irlanda

 

O estudante Thiago Lucas Faustino da Silva, egresso do Colégio da Polícia Militar de Goiás (CPMG) Unidade Dionaria Rocha, localizado na cidade de Itumbiara, foi um dos classificados na seletiva da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL) e irá compor o time que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Linguística. O evento acontecerá de 31 de julho a 4 de agosto de 2017, em Dublin, na Irlanda.

Thiago vai compor a equipe Brasileira de Linguística, formada com outros três estudantes dos estados do Espírito Santo, São Paulo e Paraná. O time brasileiro contará com o apoio financeiro da organização da OBL, que também vai promover, junto com os participantes, uma preparação para a Olimpíada Internacional.

A OBL é realizada por meio de provas compostas por problemas envolvendo línguas e códigos, que exigem dos alunos a interpretação lógica de estruturas linguísticas. As duas primeiras fases foram realizadas nas escolas onde os alunos participantes estudam. A primeira etapa aconteceu do dia 10 a 13 de novembro de 2016 no formato online e contou com a participação de 1.500 estudantes de 23 estados brasileiros.

A segunda etapa foi realizada dia 3 de dezembro do ano passado no formato presencial e teve a participação de 500 alunos em 25 polos de aplicação. A terceira e última etapa foi a seletiva brasileira para a Olimpíada Internacional de Linguística e aconteceu no mês de maio na Universidade de Brasília (UNB). Para aquela fase foram selecionados os 65 competidores classificados na primeira e segunda colocação da etapa anterior.

A terceira etapa foi realizada no formato de evento presencial no qual aconteceram palestras e outras atividades que visavam a seleção dos representantes brasileiros para a olimpíada internacional. Os competidores passaram por três testes: escrito, debate e de campo.

A Olimpíada Internacional de Linguística terá a participação de 180 estudantes de 30 países, divididos em 40 grupos, e será composta de provas individuais e em equipe. O evento é uma das 12 olimpíadas internacionais de ciência para estudantes secundaristas e segundo a organização, se repete anualmente desde 2003. No Brasil a competição é realizada desde 2011.

 

Goiânia, 6 de junho de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce