Caravana Aprender+ focará na aplicação prática de conteúdos

Programa da Seduce reúne várias iniciativas da pasta, desenvolvidas para promover excelência em educação e equidade

O município de Jataí, na Região Sudoeste de Goiás, foi o ponto de partida para a Caravana Aprender+ nesta quarta-feira, 3/5. A iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) vai visitar mais de mil unidades escolares da rede estadual até o mês de outubro.

O programa concentra várias ações da Seduce com o reforço do Caderno Aprender+, distribuído para alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Uma das ações da pasta que estão sendo abraçadas pelo Aprender+ é o Enem Express, programa que contribuiu para o preparo de 100 mil alunos em 2015 e 2016 para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A secretária Raquel Teixeira enfatizou que o aprendizado é um processo contínuo. “O que a gente tem que construir é um encadeamento de ensino e de aprendizagem que não pode deixar lacunas, porque quando elas começam a acontecer, em algum momento, a casa desmorona”, destacou a secretária.

O diferencial da Caravana Aprender+ é trabalhar o conteúdo de maneira prática, possibilitando que o aluno desenvolva a capacidade de utilizar o conhecimento em situações reais.

O material didático foi desenvolvido pela Superintendência de Inteligência Pedagógica da Seduce, coordenada pelo professor Marcelo Jeronimo. Ao todo, serão distribuídos 450 mil exemplares, divididos em três bimestres.

No lançamento da Caravana Aprender+, estudantes que já utilizam o material elogiaram. “É uma boa forma de aprendizagem porque trabalha com uma linguagem simples e acessível a qualquer pessoa. Sem falar que muita gente não tem condição financeira de comprar um material muito caro”, avalia a aluna da 2ª série do Ensino Médio do Centro Educacional em Período Integral (CEPI) Joao Roberto Moreira, Mariana Carvalho, de 16 anos.

Amplo

O  superintendente executivo de Educação,  professor Marcos das Neves, explica que a  caravana vai promover aulões nas principais regiões do Estado.  “Nós temos também o evento que chamamos de visita pedagógica. Temos dez equipes que vão a cada uma das 1.152 escolas da rede estadual de todos os municípios para ver como está sendo aplicado o caderno de atividades do Aprender+. Vamos entrar nas salas de aula e fazer uma pesquisa de aceitação com os alunos, discutir práticas com os professores, enfim, levar a Seduce para dentro de todas as escolas do Estado de Goiás”, informa.

A expectativa da pasta é que cerca de 150 mil alunos sejam alcançados pela iniciativa. A secretaria Raquel Teixeira destaca que esta também é uma forma de encorajar os alunos a conseguirem um bom desempenho no Enem. Em 2016, sete alunos da pasta foram classificados em primeiro lugar em vestibulares considerados de grande expressão como a Faculdade de Medicina da Universidade de Goiás (UFG) e o curso de Engenharia Mecatrônica da Universidade de Brasília (UnB).

“A Caravana do Aprender + é uma oportunidade que nós estamos construindo para que todos os alunos da rede pública tenham chance de aprender mais. Nós mobilizamos o estado inteiro, nós vamos aos 246 municípios de Goiás”, pontua a secretária, Raquel Teixeira.

Qualidade

A professora de Língua Portuguesa Marcilene Barbosa de Andrade integrou a caravana em Jataí, atendendo alunos de dois colégios locais.  Para ela, esta é uma oportunidade de poder orientar os professores das unidades sobre a melhor abordagem da ferramenta. “Hoje nós escolhemos uma unidade do caderno para que os professores conheçam melhor o material e entendam como ele deve ser apresentado, e isso terá continuidade até outubro”, afirmou.

Aluna do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Washington Barros França vê no Aprender+ um material com linguagem mais atualizada. “O caderno tem ajudado bastante porque ele tem uma forma prática de abordar o conteúdo e também é fácil de entender o enunciado”, afirmou.

A Caravana Aprender+ segue até meados de outubro, para que os alunos da rede se preparem para os desafios do aprendizado e sejam encorajados a buscar oportunidades de uma vida melhor.

Veja mais informações sobre o programa:

Caravana do Aprender + / Enem Express levará aulões para todas as cidades de Goiás

Caravana do Aprender+ Enem Express chega a Anápolis

Caravana do Aprender+ chega em Aparecida de Goiânia

Segunda etapa da Caravana do Aprender+ começa nesta segunda-feira, 14/8

Caderno Aprender+ é exemplo de uso correto e otimizado de dinheiro público

[gallery size="medium" ids="4361,4362,4363,4364,4366,4367,4368,4369"]

Fotos: Solimar Oliveira

Confira calendário de maio da caravana:

Calendário Caravana Aprender+

DataAulões (9º e 3ª)