Raquel Teixeira anuncia novidade para artistas e atletas em entrevista

Secretária deu esclarecimentos sobre o concurso público e sobre as negociações com o Sintego

Em entrevista ao site Diário de Goiás e à Rádio Vinha FM nesta terça-feira, 28/3, a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, anunciou uma novidade aos artistas e atletas contemplados com recursos do Estado. “Vamos adotar, tanto para o Fundo de Cultura quanto para o Pró-Atleta, um cartão que será carregado e registrará os gastos. Dessa forma, a prestação de contas será feita on-line”, explicou.

Raquel informou que o cartão, que será utilizado a partir do ano que vem, vai proporcionar mais transparência e eficiência na gestão das contas. “Um dos grandes problemas que eu tive em 2015 e em 2016 foi regularizar e organizar contas, já que tínhamos muitas informações fragmentadas. Por isso, estou muito otimista e encantada com esse novo recurso”, afirmou.

Na entrevista, articulada pelos jornalistas Vassil Oliveira e Altair Tavares, a titular da Seeduce respondeu e agradeceu a participação e a interação dos internautas. Ela frisou que vai continuar trabalhando em prol dos artistas, alunos e atletas. “Eu não caí de paraquedas em nenhuma área, nem na educação, nem na cultura e nem no esporte. Eu tenho um foco muito claro. Meu trabalho é criar condições para o aluno, para o artista e para o atleta se desenvolverem”, finalizou.

Concurso público

“O edital está pronto e deve ser divulgado até junho. Estamos em fase de escolha da instituição que irá organizar o certame. Serão mil vagas, sendo 900 para professores de Matemática, Química e Física e 100 para o quadro administrativo de nível superior nas áreas de assessoria jurídica, engenharia, contabilidade, entre outras. Com o concurso poderemos fazer um acerto da rede, substituindo os professores que estão fora de sua área de atuação. Dentro do possível faremos as correções, vamos definir os outros déficits e realizar novos concursos. Não dá para fazer tudo de uma vez. Vamos fazendo os ajustes sem prejudicar os alunos.”

Redução das subsecretarias

“A decisão de reduzir as subsecretarias de 40 para 15 foi técnica. A consultoria Falconi, contratada pela então secretária da Fazenda Ana Carla Abrão, constatou um número muito maior de regionais do que era necessário. Por isso, com ajuda deles chegamos ao número de 15.  Mas vai haver uma nova recomposição e redistribuição regional, porque as regionais passarão a ser técnicas, focadas mais no pedagógico, com escritórios de no máximo 15 pessoas. Antes tínhamos até 100 funcionários em algumas regionais. Então será  feito um enxugamento de recursos e um aperfeiçoamento técnico. ”

Apoio parlamentar

“Estamos tendo bastante apoio dos parlamentares. Quero, inclusive, agradecer àqueles que têm ouvido as demandas da educação. Estamos conseguindo um nível de adesão muito grande. São raros os parlamentares que não entenderam as razões da mudança na subsecretarias. A educação é meio como futebol, todo mundo acha que entende, mas precisa de conhecimento científico e técnico para que o aluno aprenda. O processo educacional é muito complexo. Temos que ter uma visão geral para acertar o funcionamento da rede na parte pedagógica, administrativa e atender as mudanças do mundo.”

Contratos temporários

Estou trabalhando para que o reajuste salarial dos temporários reponha inflação desde 2011, o que gera um aumento em 50%. Essa é a minha proposta, que ainda precisa ser aprovada na Assembleia. Além desse reajuste, está no pacote de medidas que enviamos para a Casa o concurso e o pagamento do piso. Isso tudo terá um grande impacto na folha. Por isso vamos trabalhar dentro das limitações financeiras do Estado.”

Reajuste na merenda escolar

Desde 2010 o valor destinado aos alunos, que é de R$ 0,44 por dia para cada aluno, não tem reajuste. O Governo Federal manda R$ 0,30 por dia/aluno e o Estado complementa com R$ 0,14. O MEC autorizou um aumento de 20% e eu pleiteei o índice de 20% para a contrapartida do Estado. Acredito que já no próximo mês vamos conceder esse aumento. É o que a união e o Estado têm condições de fazer agora.”

Greve

“A greve está em menos de 4% das escolas. A paralisação me preocupa e estamos negociando com todo o respeito junto ao Sintego. O quadro transitório já está resolvido e o ajuste final depende da análise de impacto da folha, que é feita pela Segplan e pela Sefaz.”

Centros Culturais

“O governo vai construir novos centros culturais em dez cidades goianas utilizando R$ 100 milhões de recursos oriundos da venda da Celg. Vamos fazer um concurso nacional de projeto arquitetônico para definir quatro modelos diferentes. Cada prefeito vai escolher esse modelo que se adequa melhor à cidade. O projeto é levar para mais cidades na segunda fase do projeto, totalizando 20 centros culturais”.

Goiás Enem

“É um projeto maravilhoso e que está permitindo que nossos alunos sejam aprovados em universidades públicas. Temos dois projetos de preparação. O Goiás Enem, que já começa agora e atinge mais de 4.800 alunos, e o Enem Express, que começa no segundo semestre com 45 mil. Tivemos um destaque de Águas Lindas, que foi aprovado em primeiro lugar para mecatrônica na UNB. Casos como esse crescem a cada ano. A mídia goiana precisa dedicar um espaço para mostrar essas histórias de esforço e superação.”

Eleições para diretores

“Serão realizadas. Temos uma comissão trabalhando nas novas regras, que divulgaremos assim que o processo for finalizado. ”