Jornal Diário da Manhã repercute anuncio da construção de 10 centros culturais em Goiás

O jornal Diário da Manhã destacou nessa quarta-feira, 22/3, a construção de 10 novos centros culturais em Goiás, sendo sete na região do entorno de Brasília, dois na região metropolitana de Goiânia (Senador Canedo e Goianira) e um na cidade de Posse, no nordeste goiano. A intenção da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) é totalizar 20 unidades em mais cidades goianas na segunda fase do projeto.

A reportagem informa que o governador Marconi Perillo passou a gestão do projeto para a Seduce e que o recurso, da ordem de R$ 90 milhões, já está assegurado. As prefeituras que irão receber os novos centros culturais serão responsáveis por ceder o terreno que vai abrigar as obras. O contato com os gestores já foi feito, informa o jornal.

A secretária Raquel Teixeira afirmou ao jornal que todos os prefeitos aceitaram a contrapartida e já estão definindo a área dos centros culturais. Posteriormente, a Seduce vai formalizar as parcerias com os gestores municipais e enviar equipes para avaliar as áreas quanto às condições do terreno e acesso à população.

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) vai realizar uma licitação em nível nacional para escolher o melhor modelo arquitetônico das unidades. O edital está em fase final de elaboração e será publicado em breve.

Na segunda fase do projeto, outras unidades serão instaladas em 10 cidades, entre elas Aparecida de Goiânia, que terá um modelo diferenciado e elaborado pelo Governo de Goiás.

A reportagem fez ainda um balanço dos trabalhos da secretaria na área da Cultura , reforçando que a pasta encerrou o ano de 2016 com todas as contas pagas e que Goiás está entre os cinco estados que mais investem em cultura no país. Juntos, o Fundo de Arte e Cultura (FAC) e o Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes distribuíram em 2016 cerca de 32 milhões para projetos culturais.

Esses recursos tornam possível a realização de eventos de música, mostras de cinema, publicação de livros, oficinas de formação, peças teatrais e muitos outros. As ações da Seduce chegaram a mais de 100 municípios.

A reportagem finalizou com a informação de que neste ano, o Fundo de Cultura já está recebendo inscrições de novos projetos em 19 editais. Os recursos somam R$ 34 milhões e 100 mil reais, valor que é vinculado ao orçamento fiscal líquido do Estado, em um percentual de 0,5%. A Lei Goyazes também começa a receber novos projetos, e vai distribuir R$ 6 milhões em incentivo à cultura.