Raquel Teixeira aborda empreendedorismo social durante circuito de palestras do Sebrae

Dividindo o palco com duas empresárias, a secretária falou da carreira profissional, trajetória pessoal e vida pública

A Secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, participou, nesta quarta-feira, 22/3, do Circuito de Palestras do Sebrae – Mulher de Negócios. O evento foi realizado no Centro de Convenções de Goiânia e contou com a participação de grandes nomes do empreendedorismo feminino, entre eles a filha de Raquel, que atua como vice-presidente de Inovação e Marketing da Natura, Andrea Álvares.

Raquel Teixeira dividiu o segundo painel da noite com as empresárias Helena Ribeiro e Karla Lucena, que abordaram as carreiras na administração privada e inspiraram a plateia a correr atrás dos sonhos. Para elas, desafios engrandecem as conquistas.

Apesar de não estar ligada à área comercial, Raquel Teixeira é empreendedora social. "O empreendedorismo está ligado à postura e ao jeito de ser. Todo bom professor é empreendedor, porque ele acredita e promove a transformação das pessoas. Também digo que sou empreendedora pública, porque procuro levar o que deu certo no setor privado para o meu trabalho", explicou a titular da pasta.

Orgulhosa do caminho que trilhou em 70 anos de vida, Raquel frisou que nunca se deixou limitar. Ela atribuiu o comportamento de liderança nato à criação dos pais. "Eles diziam que se as pessoas honestas não tivessem coragem para enfrentar desafios, elas não poderiam reclamar depois", lembrou.

Por fim, a secretaria deixou uma mensagem de empoderamento feminino. "Não é fácil. Não cai do céu. As mulheres têm que fazer acontecer de forma certa, com respeito, ética e verdade. Tenha paixão pelo seu trabalho", concluiu.

O superintende do Sebrae, Igor Montenegro, foi mediador do painel e agradeceu a participação da secretária. Igor ainda elogiou Raquel à frente de três grandes áreas da administração pública. "O seu exemplo de vida é um raio de luz para nós e uma inspiração de força e coragem. Ficamos honrados em saber que temos você à frente da nossa educação", finalizou.

Exemplo

Raquel Teixeira ainda assistiu à palestra da filha Andrea Álavares, que está na vice-presidente de Inovação e Marketing da Natura há mais de um ano. Andrea falou de sua trajetória de 20 anos de trabalho. Mãe de três filhos e uma das executivas mais poderosas do Brasil, ela abordou o empoderamento feminino e a igualdade de gêneros, além da atuação da Natura nesse processo.

Andrea lembrou que ocupar cargos de destaque em multinacionais sempre foi desafiador, mas encarou os trabalhos com muita confiança graças à criação que teve dos pais. "Eles me educaram para acreditar que eu poderia ser o que quisesse", disse. Esta foi a primeira vez que mãe e filha participaram do mesmo evento inspirando outras mulheres com suas histórias e experiências. "Eu fico emocionada em dividir o palco com a minha mãe, porque ela sempre foi uma grande inspiração de força e coragem", concluiu Andrea.

Pesquisa

A edição mais recente da pesquisa GEM, que no Brasil foi realizada pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), com apoio do Sebrae, apontou que o total de empreendedoras mulheres chegou a 36,7%. No caso de empreendedores novos, cujo negócio tem até 3,5 anos, a taxa feminina superou a masculina em 2015, o que indica que entre 2012 e 2015, ocorreu um movimento mais forte de entrada de mulheres na atividade empreendedora.

No Brasil, o perfil  de empreendedores quando se compara os gêneros, as mulheres são mais jovens (mais de 40% das empreendedoras tem até 34 anos, enquanto no grupo dos homens 50% estão entre 35 e 54 anos), mais escolarizadas (32% dos homens têm no máximo o primeiro grau, enquanto no grupo das mulheres essa taxa cai para 29%) e ganham menos (69% recebem até três salários mínimos contra 49% nos homens).

[gallery ids="2697,2698,2699,2700,2701"]