“Governo de Goiás já investiu mais de R$ 8 milhões na Educação na regional de Formosa”, afirma coordenadora

Os recursos são do Tesouro Estadual, liberados por meio da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), através de programas como o Reformar I e II, PDDE Goiás (Programa Dinheiro Direto na Escola/Goiás), e Equipar.

A participação da coordenadora regional de Educação de Formosa, Eliete França, em entrevista à Rádio Lance FM, mostrou que o Governo de Goiás realizou grandes transformações na área de infraestrutura da rede estadual de ensino local. Segundo Eliete, desde o ano de 2019, o governo goiano já investiu cerca de R$8,2 milhões em obras e reformas em escolas estaduais nos municípios de Formosa, Flores de Goiás, Vila Boa e Cabeceiras, que ficam na região do Entorno do Distrito Federal. “Inclusive no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Hugo Lobo, que ficou aproximadamente 40 anos sem receber reformas”, destacou.

“Estamos gratos pela dedicação do governador Ronaldo Caiado e da professora Fátima Gavioli (secretária de Estado da Educação de Goiás) em revolucionar a Educação do nosso Estado, em especial em nossa Regional, onde temos 29 escolas atendendo quase 10 mil alunos matriculados para este ano de 2021”, afirmou a coordenadora.

Durante a entrevista, Eliete citou algumas obras e reformas realizadas pelo Governo de Goiás na Educação estadual do município de Formosa.

Hugo Lobo
A coordenadora contou que o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Hugo Lobo recebeu R$823.601,62 para as construções da cozinha com refeitório, quadra poliesportiva e sala da coordenação Administrativa e Financeira (CAF), reformas de banheiros e sala dos professores, troca do telhado e pintura geral, instalações de fossa séptica e sumidouro, rampa de acesso, piso tátil em calçada e central de gás.

Sérgio Fayad
De acordo com a coordenadora, o Cepi Sérgio Fayad recebeu do Governo de Goiás uma quantia semelhante para obras e reformas: R$881.557,67. “Com o dinheiro, foi possível revitalizar toda a estrutura física da escola, com destaque para as instalação de um elevador, que beneficia diretamente as pessoas com necessidades especiais”, lembrou Eliete França na entrevista.

No Cepi Sérgio Fayad foram feitas reformas da cozinha (com ampliação), dos banheiros coletivos e para os servidores, das paredes em alvenaria, troca das instalações elétricas, pintura geral, drenagem fluvial, alongamento do telhado do refeitório, adequação dos laboratórios e a construção dos banheiros para alunos com necessidades especiais.

Claudiano Rocha
Com investimentos de R$368.866,52, o Colégio Estadual Professor Claudiano Rocha recebeu obras nos banheiros, fossa, na área de serviço, cozinha (com refeitório), na central de gás, nas instalações elétricas, troca de portas, pinturas externa e interna, além do projeto de combate a incêndio.

Presidente Vargas
Já o Cepi Presidente Vargas recebeu R$347.770,98 para investimentos na cozinha (com refeitório), central de gás, acessibilidade - incluindo os banheiros, Biblioteca, passarela, pintura geral e trocas de pisos (obras em processo de licitação).

CEPMG Domingos de Oliveira
Com quase R$ 200 mil (R$194.080,35), o Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Domingos de Oliveira recebeu reformas em salas de aulas, acessibilidade em banheiros e central de gás.

Leônidas Ribeiro
Na Escola Estadual Leônidas Ribeiro de Magalhães, com R$ 166.952,81, foram realizadas obras de construção da cozinha nova, calçada externa, acessibilidade, muro, alambrado da quadra poliesportiva e reforma das instalações elétricas.

CRE de Formosa
A sede da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Formosa também recebeu obras, com investimentos de R$133.404,76, com reformas nos banheiros, construção de passarelas com cobertura, acessibilidade, pintura geral, melhoramentos na cozinha e divisórias nas salas.

Reformar Goiás II
O Governo de Goiás também liberou R$864.000,00 por meio do Programa Reformar Goiás II para a CRE de Formosa, que investiu os recursos em obras de manutenção e reparos na infraestrutura de todas as escolas estaduais nos municípios de Formosa, Flores de Goiás, Vila Boa e Cabeceiras.

Equipar beneficia Cepis
Com recursos de R$945.600,00 do Programa Equipar, os seis Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) jurisdicionados à CRE de Formosa foram beneficiados com a aquisição de equipamentos para as escolas.

Programa Equipar - Fase 2
Com o Programa de Modernização e Manutenção das Unidades de Ensino (Equipar) o Governo de Goiás liberou R$3.307.500,00 para as escolas estaduais integradas à CRE de Formosa.

PDDE Goiás
Para pequenos reparos emergenciais nas unidades escolares nos municípios de Formosa, Flores, Vila Boa e Cabeceiras, o governo goiano liberou R$108.000,00, junto ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Goiás). E, em outra ação do PDDE Goiás, foram liberados mais R$56.000,00 para investimentos na CRE de Formosa e nos colégios estaduais Aurelice Alves da Fonseca, Assentamento Virgilândia e Vale da Esperança.

Plano Estadual de Educação
Essa ação atende a meta 21 do Plano Estadual de Educação (PEE)