Caderno de Atividades Aprender + será potencializador do ensino e aprendizagem
- Detalhes
Material pedagógico complementar, que inclui atividades de Língua Portuguesa e Matemática, foi lançado nesta terça-feira (21/2). Mais de 150 mil estudantes de Goiás receberam o caderno
Genuinamente goiano, o Caderno de Atividades Aprender + foi lançado nesta terça-feira, 21/2, no Palácio da Música Belkiss Spenzièri, do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). Desenvolvido pela Superintendência de Inteligência Pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), o material pedagógico complementar amplia e sistematiza conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática, além de dar apoio ao trabalho do professor.
Direcionado, inicialmente, aos alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, o caderno é dividido nas disciplinas de Português e Matemática. Cada área do conhecimento é fragmentada em unidades, com 20 atividades no total. A intenção é de que o professor trabalhe cada unidade dentro de uma semana.
Ao todo, 150 mil estudantes e 8 mil professores das escolas estaduais dos 246 municípios goianos já receberam três volumes do Aprender + para serem trabalhados durante os três primeiros bimestres do ano letivo de 2017. Para Breno Pereira da Silva, do 9º ano do ensino fundamental, trata-se de uma ferramenta de estudo que vai reforçar o aprendizado. "Será o nosso grande aliado, principalmente para quem gosta de testar seus conhecimentos. Já comecei a ler alguns textos e fazer algumas questões", disse o estudante, que sonha em cursar História.
A secretária Raquel Teixeira acredita que o caderno seja uma política pública que efetivamente fará diferença na aprendizagem do aluno. "O material é ágil, dinâmico, rico e interativo. Hoje a vida pede competências e habilidades que o estudante tem que usar de forma autônoma e crítica. Tenho certeza de que o caderno, que é um reforço direcionado, contribuirá para isso. Logo veremos grandes impactos positivos", afirmou em entrevista coletiva.
Os professores começam a trabalhar com o caderno de imediato, colocando as escolas estaduais de Goiás na dianteira do que existe de mais moderno em material didático sistematizado. Todos os docentes de matemática e português serão capacitados pela equipe pedagógica da Seduce para melhor aproveitarem o material. A primeira capacitação será em Anápolis, na próxima semana. Vale ressaltar que o Aprender + não retira a autonomia do professor, nem substitui os materiais didáticos já utilizados nas escolas; ele oferece apoio complementar.
Investimento
Raquel Teixeira reforçou que o único gasto com a produção dos 478 mil exemplares do Aprender + foi a impressão, que custou R$ 1,4 milhão por meio de pregão. "O conteúdo, que é a parte mais importante do projeto, foi planejado e executado pela própria equipe pedagógica da Seduce. Ou seja, usamos nosso capital humano da maior qualidade. Isso me deixa extremamente orgulhosa".
Ampliação
A expectativa da Seduce é de que em 2018 todos os anos e séries recebam exemplares do material. No mesmo ano, a versão digital deve ser disponibilizada e utilizada plenamente pelas redes municipais de ensino.
O Aprender +, que consiste em uma proposta de potencialização do processo ensino-aprendizagem, foi elaborado a partir dos conhecimentos e expectativas do Currículo Mínimo do Estado e da Matriz de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Papel social
O Aprender + vai além de um caderno de atividades. Cumprindo um papel social significativo, o material é um instrumento de sistematização, ampliação e continuidade dos estudos tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, possibilitando melhor aprendizagem. As atividades propostas exploram habilidades de pensamento como: identificar, compreender, aplicar, resolver problemas e interpretar enunciados e textos.
Os diretores e coordenadores pedagógicos vão acompanhar os resultados desse instrumento inovador e poderão identificar, ao longo dos anos/séries, as lacunas na aprendizagem em tempo hábil para as possíveis intervenções nas dificuldades dos estudantes.
O projeto integra o compromisso do Governo de Goiás, por meio da Seduce, de ter a excelência e a equidade como pilares norteadores das políticas públicas de educação, cultura e esporte, sobretudo a partir das escolas estaduais.