Educação no campo é tema de livro lançado no Palácio das Esmeraldas
- Detalhes
Pesquisa de doutorado, desenvolvida pela servidora da Seduce, Jacqueline Cunha, resultou em livro que aborda a relação entre as escolas públicas e o meio rural
A assessora política da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), Jacqueline Cunha, lança, às 20h desta quinta-feira, 16/2, no Salão Dona Gercina, no Palácio das Esmeraldas, o livro Entre o sonho e a esperança: A Escola Ativa no Brasil. O título foi escrito após a autora desenvolver uma pesquisa de doutorado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Portugal.
Jacqueline analisou a aplicação de políticas públicas nas escolas rurais do País. Ela utilizou uma metodologia que faz uma avaliação do objeto de pesquisa levando em conta os contextos: influência política, produção de textos e prática.
O período estudado foi o compreendido entre 2011 e 2014, o que possibilitou uma comparação do sistema educacional do campo durante a vigência e após o encerramento do Programa Escola Ativa, que funcionou até 2012.
No livro, Jacqueline explica como as estruturas educacionais influenciam a organização das sociedades campesinas. “A escola rural tem um papel de fundamental importância para o desenvolvimento das comunidades e da permanência do homem no mundo rural”, diz a autora.
Programa
O Programa Escola Ativa foi uma política pública educacional implantada, no ano de 1997, nas escolas rurais da primeira fase do Ensino Fundamental, com o financiamento do Governo Federal/Banco Mundial, cujas atividades foram encerradas no ano de 2012. Esse programa compunha o Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola), implementado e coordenado por Jacqueline Cunha no âmbito da Secretaria Estadual de Educação, a partir de 1999, em Goiás.
Goiânia, 15 de fevereiro de 2017.
Comunicação Setorial da Seduce