Concurso Internacional de Cartas recebe inscrições até março

Detalhes

Iniciativa da União Postal Universal busca incentivar crianças e jovens do mundo todo a redigir cartas. Estudantes selecionados garantem prêmios em dinheiro também para suas escolas

 

Para estimular o interesse de crianças e jovens pela prática de escrever cartas, a União Postal Universal (UPU) promove todos os anos um concurso internacional direcionado a estudantes do mundo inteiro. Neste ano, quando o concurso comemora a 46ª edição, as inscrições prosseguem até o dia 17 de março.

Podem participar alunos das redes pública ou particular de ensino com até 15 anos de idade. As redações devem ser apresentadas em formato de cartas, escritas à mão e com caneta esferográfica preta ou azul. O limite máximo de palavras é 900. Mas atenção: antes de enviar o texto, o estudante deve entrar em contato com a coordenação pedagógica de sua escola, que fará uma seleção prévia dos trabalhos, já que cada instituição de ensino só pode participar com, no máximo, duas redações.

O concurso é realizado em três fases: estadual, nacional e internacional. Na primeira são classificados três alunos, que também garantem prêmios em dinheiro para suas escolas. Na etapa nacional, os selecionados recebem troféu, prêmio de R$5 mil e o direito de representar o Brasil no campeonato mundial. Já a escola terá direito a um prêmio de R$10 mil.

Nesta edição o tema escolhido foi “Imagine que você é um (a) assessor (a) do novo secretário geral da ONU – Qual é o problema mundial que você o ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que forma você o aconselharia para isso?”.

No Brasil, o concurso é coordenado pelo Correios, que busca incentivar crianças e adolescentes a expressarem sua criatividade ao mesmo tempo em que exercitam seus conhecimentos linguísticos. Em todo o mundo são 191 países participantes, que integram a UPU.

Os interessados em participar do Concurso Internacional de Cartas podem contar com o site do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que traz como subsídio os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O material pode ser acessado pelo clicando aqui. O regulamento do concurso está disponível no site do Correios.

No ano passado, mais de quatro mil escolas públicas e particulares brasileiras participaram do concurso de redação de cartas promovido pelo Correios. Segundo os organizadores, no ranking mundial, o Brasil é o segundo país em número de vitórias na competição, com o saldo de três medalhas de ouro. Em primeiro lugar está a China, com cinco.

 

Goiânia, 8 de fevereiro de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce, com informações do Correios