CRE de Aparecida de Goiânia inova sua rotina de tutoria educacional com formulário digital

Durante o encontro formativo de coordenadores e assessores da Seduc, nesta quinta-feira (27/5), a Coordenação Regional de Educação (CRE) de Aparecida de Goiânia compartilhou uma estratégia que tem feito a diferença na tutoria educacional da região. Para acompanhar mais de perto a realidade das escolas e trabalhar de forma mais eficiente, a coordenação têm visitado as unidades e padronizado seus relatórios de tutoria educacional com a ferramenta Jotform.

A assessora pedagógica da CRE de Aparecida, Elisabeth Lemes, contou que o grande volume e a variedade de relatórios produzidos pelos tutores educacionais dificultava a percepção das necessidades das escolas e desacelerava as intervenções da CRE.

“Em Aparecida, geramos 600 relatórios. Estava ficando inviável minha leitura. A cada quinzena, temos que enviar para a Seduc um consolidado. Quando eu abria a pasta do tutor que tenho no OneDrive, lá tinha cinco escolas do tutor. Então eu tinha que abrir cada pasta e ler o relatório. Como que eu ia contabilizar os dados e ver onde eu realmente tinha que atuar?”, explicou a assessora.

Por isso, a CRE de Aparecida criou um modelo de formulário no JotForm para ser preenchido pelos tutores ao visitarem as unidades escolares. Além de padronizar o trabalho, a ferramenta gera uma planilha de Excell com os dados das escolas tutoradas, o que facilita a organização. O relatório da ferramenta também possui um espaço para assinaturas digitais, o que garante confiabilidade.

Acesse aqui o modelo de relatório de tutoria da CRE de Aparecida de Goiânia:

CRE Itinerante

Além dos tutores educacionais, que rotineiramente vão às escolas estaduais para acompanharem o trabalho pedagógico, a coordenadora regional de Aparecida de Goiânia e os assessores da regional têm visitado as escolas para vistoriar as ações das unidades e sanar dúvidas das equipes gestoras.

“A gente começou a fazer itinerâncias dentro da regional. Visitamos seis escolas em um dia da semana”, afirmou a coordenadora Núbia Farias. As visitas também são relatadas com o preenchimento de cinco check-lists, um de cada departamento da CRE, em arquivos digitais.

A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, elogiou a iniciativa e recomendou que as CREs visitem as escolas. “Não pode ter caráter fiscalizatório, e sim de suporte. As escolas gostam de ser visitadas”, afirmou a secretária.