Em Silvânia, governador Ronaldo Caiado inaugura colégio padrão século XXI e realiza antigo sonho da população

Detalhes

Obras do novo colégio ficaram paralisadas por mais de oito anos. Construção foi retomada em outubro de 2020 pelo Governo de Goiás e entregue nesta segunda-feira à comunidade

Quase 50 anos após a sua criação, o Colégio Estadual Professor José Pascoal da Silva, em Silvânia, finalmente ganhará sua sede própria. Além disso, a partir de agora, funcionará em um prédio de alto padrão arquitetônico e com excelente estrutura pedagógica. Será a primeira escola padrão século XXI no município de Silvânia.

Para a população da cidade, as duas notícias representam a realização de um sonho antigo, pois desde 2013 a comunidade aguarda a obra ser finalizada. O novo colégio da rede pública estadual, construído no Residencial Park Anchieta, foi inaugurado pelo governador Ronaldo Caiado nesta segunda-feira (24/5). A cerimônia contou também com a presença de alunos, ex-alunos, professores, autoridades políticas e da família do professor José Pascoal da Silva, homenageado com o nome da instituição de ensino.

A construção do colégio foi iniciada há oito anos, mas as obras foram paralisadas pouco tempo depois por falta de pagamento à construtora pelos serviços prestados. A dívida, herdada pela atual gestão, foi renegociada e finalmente a construção foi retomada em outubro do ano passado.

Durante a cerimônia de inauguração, o governador Ronaldo Caiado ressaltou que os investimentos do Governo de Goiás na área da educação têm como objetivo transformar as instituições de ensino da rede estadual nas melhores escolas do país, com qualidade superior, inclusive, às da rede privada. “Esse é meu compromisso como governador do Estado”, frisou.  

Caiado afirmou ainda que os recursos destinados para melhorar a estrutura física e equipar as escolas buscam resgatar a autoestima das crianças e jovens, além de garantir aos estudantes uma cultura geral mais abrangente e um vocabulário mais amplo. Segundo ele, dessa forma, os alunos poderão se destacar fora do Estado nas olimpíadas e premiações e mostrar a excelente qualidade do ensino público goiano.

O governador lembrou ainda a importância da descentralização dos recursos, que agora caem direto na conta dos Conselhos Escolares e podem ser utilizados pelos gestores nas necessidades mais urgentes das escolas. Ele ressaltou também a iniciativa inovadora do Governo de Goiás na distribuição gratuita de tênis, conjuntos de uniformes e dos kits de alimentação no período de aulas não presenciais. “Em Goiás, estamos trabalhamos muito sério para garantir um futuro melhor para nossas crianças, impedindo que as condições financeiras se tornem uma barreiras na conquista de um futuro melhor”, concluiu ele.

Atendimento ampliado

O novo colégio estadual de Silvânia conta com área total de 9 mil metros quadrados, sendo 3.065 metros quadrados de área construída. Para a obra ficar pronta, o investimento total foi de R$ 5.477.099,89. O prédio se destaca por suas amplas e modernas instalações. São 12 salas de aula climatizadas, bloco administrativo com cinco salas, cozinha e refeitório, dois laboratórios (Informática e Ciências), biblioteca, quadra poliesportiva coberta, mini-auditório, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), estacionamento interno e pátio coberto.

A nova sede da unidade escolar abre a possibilidade da criação de 380 novas vagas no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. “Hoje nós temos 540 estudantes matriculados em dois turnos, mas agora poderemos ampliar a capacidade para 920 alunos, com a abertura do noturno”, explica a coordenadora regional de Silvânia, Silvana Nascimento da Silva.

Para ela, a conclusão da obra contribuirá para que a unidade escolar avance ainda mais na qualidade do ensino ofertado “Estamos vendo aqui um grande sonho realizado, que é receber essa tão linda e sonhada escola. Silvânia já é reconhecida por ser o berço da cultura e por oferecer uma educação pública de qualidade. Nós somos hoje a Regional com melhor Ideb 2019 no Estado de Goiás”, ressaltou.

Conforto e segurança

Depois de destacar a importância da primeira escola padrão século XXI para a população do município, Silvana agradeceu ao governador Ronaldo Caiado os investimentos que estão sendo feitos em todas as escolas da Regional, citando como exemplos as reformas e ampliações, a construção de quadras esportivas cobertas, os equipamentos destinados às áreas administrativas e pedagógicas, os conjuntos de uniformes, tênis, kits de material didático e distribuição dos kits de alimentação no período da pandemia.

A coordenadora regional lembrou ainda que, além de conforto e segurança, a inauguração do colégio também significa mais tranqüilidade para alunos, professores, pais e responsáveis, já que todos os estudantes poderão agora contar com um espaço educacional de excelência, onde todos estarão reunidos. Até a conclusão da obra, os alunos estavam sendo atendidos em dois locais diferentes. Algumas turmas estudavam em um prédio adaptado, sem as condições adequadas, e outras em um espaço cedido pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

 “O novo prédio ficou lindo. Fiquei apaixonada quando vi. Me emocionei não só por ter o nome do meu tio, mas também porque estudei lá e, mais tarde, voltei para lecionar Língua Portuguesa. A história dessa escola faz parte da minha história”, conta a professora Alba Stefânia Silva Batista, sobrinha do professor José Pascoal da Silva por parte de pai.

Por coincidência, Alba hoje é diretora e proprietária do Centro Educacional Americano do Brasil, uma escola particular construída bem em frente à sede própria do colégio que faz uma bonita homenagem ao seu tio.

Presente e reconhecimento

Para Ednéia Marilda Sanches, diretora do C. E. Professor José Pascoal da Silva, a entrega do colégio à comunidade pode ser vista como o reconhecimento do Governo de Goiás ao trabalho árduo dos professores e da equipe gestora para garantir uma aprendizagem de qualidade aos alunos.

“Foi uma luta muito grande para chegarmos aos bons resultados nas avaliações internas e externas. Nosso Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] atual [5.1] está acima da média do Estado. Então foi um trabalho muito importante que fizemos e essa nova sede é um presente para nós. É uma escola que está à altura do trabalho que incessantemente temos realizado”, diz ela.

Solenidade

A solenidade de inauguração do colégio contou também com as presenças do vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota; do prefeito de Silvânia, Geraldo Luiz Santana; primeira-dama Cristiane Santana; deputados estaduais Coronel Adailton, Amauri Ribeiro, Wilde Cambão, Pastor Jeferson, Humberto Aidar; deputado federal José Mário Schneider, representando a bancada goiana na Câmara dos Deputados; presidente da Câmara Municipal de Silvânia, Fábio André; prefeitos de Bonfinópolis; Professor Kelton; de Leopoldo de Bulhões, João Alécio Mendes; e de Gameleira de Goiás, Wilson Tavares de Sousa Júnior. Participaram ainda os superintendentes da Seduc Goiás, Rodolfo de Oliveira Afonso (Infraestrutura) e Coronel Vilela (Segurança Escolar e Colégios Militares), representando a secretária de Educação do Estado, Fátima Gavioli.

Um colégio com história

Uma das mais tradicionais instituições de ensino de Silvânia, o Colégio Estadual Professor José Pascoal da Silva foi responsável pela formação de grandes personalidades do município, nas mais diferentes áreas profissionais.

Fundado em 1971 com a designação de Escola Técnica Estadual de Silvânia, o colégio funcionou somente no período noturno até o final de 1988, ofertando o Curso Técnico de Contabilidade integrado ao Ensino Médio.

Por não ter sede própria, por muitos anos ocupou as salas emprestadas do Colégio Estadual Moisés Santana, mas já com a denominação de Colégio Estadual de Silvânia. Essa situação perdurou até 1986, quando a unidade escolar foi transferida para um prédio construído em 1970 para abrigar um Centro de Formação Profissional, mas que estava abandonado há anos e nunca havia sido utilizado.

O espaço foi adaptado e, a partir de 1989, o colégio passou a ofertar também vagas para o Ensino Médio regular, recebendo os alunos do extinto Colégio Anchieta. E em 2019 foram abertas vagas também para o Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano). 

A mudança de nome de Colégio Estadual de Silvânia para Colégio Estadual José Pascoal da Silva foi proposta por meio do projeto de lei de nº 11.462, de 12 de junho de 1991, sancionado à época pelo governador Iris Rezende Machado.