1º Encontro de Prestação de Contas da Educação e de Suporte Técnico às Secretarias Municipais de Educação reúne representantes do entorno

Detalhes

Gestores municipais, secretários municipais de Educação e autoridades conheceram o trabalho que vem sendo executado nas escolas estaduais e as possibilidades para a realização de auxílios e parcerias

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou, na manhã desta quinta-feira (20/5), o 1º Encontro de Prestação de Contas da Educação e de Suporte Técnico às Secretarias Municipais de Educação no Simec/PAR.

Destinado aos prefeitos, secretários municipais de Educação e coordenadores regionais de Educação da região do Entorno do Distrito Federal, o evento apresentou as principais equipes e ações do Governo de Goiás no âmbito da Educação. Além disso, as lideranças municipais puderam conhecer as possibilidades de auxílios e parcerias entre as redes públicas estadual e municipais de ensino.

Investimentos no Entorno

Durante a cerimônia, o governador de Goiás Ronaldo Caiado justificou aos participantes a razão para que este primeiro encontro de prefeitos reunisse gestores municipais das cidades localizadas no Entorno de Brasília. Segundo Caiado, o principal motivo foi a necessidade de honrar um compromisso com esses municípios, em especial com aqueles que estão entre os mais carentes do estado. “Não é uma questão de voto, é uma questão de ser gestor e ter compromisso com a vida do ser humano, a vida da criança. É preciso falar em qualidade e nós temos que dar essa qualidade”, afirmou o governador, reafirmando sua preocupação em proporcionar melhorias para os estudantes dessa região.

Ronaldo Caiado também usou a sua fala para destacar os benefícios e investimentos do Governo de Goiás que estão sendo destinados não só para os alunos do Entorno, mas para todos os matriculados na rede estadual de Educação. Dentre as benfeitorias citadas pelo governador estão a distribuição de uniformes e materiais escolares; a substituição dos utensílios da Merenda Escolar de plásticos por itens em inox e vidro e a destinação de recursos para a realização de obras e a aquisição de equipamentos nas escolas estaduais.

No âmbito das obras, por exemplo, os investimentos em construção, reforma e ampliação nessa região atingem a casa dos milhões. Somente no programa Reformar (Recurso Estadual de Fomento, Organização, Reforma, Modernização e Adequação da Rede), que visa a manutenção predial e a realização de pequenos reparos estruturais nas escolas, foram destinados R$4,2 milhões na primeira fase e R$4,5 milhões na segunda fase.

“Nós, agora, estamos fazendo um trabalho para acabar com as escolas de placa, construir tudo de alvenaria e com qualidade”, afirmou Ronaldo Caiado, reforçando o desejo de continuar melhorando a infraestrutura das escolas do Estado.

Turno da “fome”

“Essa região do Entorno tinha um quarto turno, o famoso turno da “fome”. A criança tinha poucas horas de aula, não tinha direito à alimentação e nem uma grade curricular plena. Isso permaneceu durante anos e anos a fio. Nós acabamos com isso em um ano na nossa gestão”, relembrou o governador.

Caiado se refere a uma antiga prática realizada nas escolas estaduais que servia para suprir, de forma emergencial, a falta de vagas. O quarto turno consistia em um turno intermediário, criado para aqueles que não tinham vaga para estudar em um dos turnos regulares e que ofertava aulas das 11h às 14h45.

Desde o início de 2020, com a aquisição de salas modulares pelo Governo de Goiás e, consequentemente , o aumento no número de vagas, o turno da “fome” foi extinto na região do Entorno do Distrito Federal.

Serviços e parcerias

Além da apresentação das ações e investimentos na rede estadual de Educação, o encontro permitiu que os gestores municipais, secretários municipais de Educação e coordenadores regionais conhecessem os serviços que a Seduc presta e que podem contribuir com a Educação municipal.

Dentre as possibilidades apresentadas está a adesão das Secretarias Municipais de Educação aos sistemas Sige (Sistema de Gestão Escolar) e Siap (Sistema Administrativo e Pedagógico). No Sige, os gestores municipais e educacionais reúnem informações relacionadas à entrada e saída de alunos na rede, ao cadastro de servidores e conseguem realizar a matrícula informatizada. O sistema foi disponibilizado aos gestores municipais no ano de 2019 e, desde então, já foi aderido pelos municípios de Mimoso, Santo Antônio do Descoberto, Flores de Goiás, Novo Gama, Valparaíso, Planaltina, Água Fria de Goiás, Alto Paraíso, São João da Aliança, Alexânia, Corumbá, Cocalzinho.

De acordo com o superintendente de Tecnologia da Seduc, Bruno Marques Correia, apesar da disponibilização do Sige, uma requisição frequente das equipes da rede municipal era a viabilização do uso do Siap. O sistema, segundo o superintendente, auxilia nas demandas pedagógicas diárias como, por exemplo, no registro do diário eletrônico.

Após a demanda dos municípios, a Seduc trabalha para permitir o acesso ao sistema, que deve ser disponibilizado aos gestores municipais a partir do mês de agosto.

Um outro benefício disponibilizado pela Seduc e anunciado pela secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, durante o evento, é o sistema de reconhecimento facial. De acordo com ela, a partir do mês de agosto o Governo de Goiás vai iniciar o uso de dispositivos de reconhecimento facial nas escolas do Entorno de Brasília.

“Prefeitos, imaginem vocês: o menino entrou na escola, passou pela máquina e o sistema vai aferir a temperatura dele na hora, vai registrar a frequência e o transporte escolar e a cozinha tomam conhecimento da presença dele. Depois de 15 e 20 minutos, o pai ou responsável também recebe uma mensagem informando que o filho está na escola”, explicou a secretária, destacando os benefícios do sistema no controle da frequência escolar dos estudantes e no combate à evasão e ao desperdício da merenda.

Na ocasião, os prefeitos e demais representantes municipais também receberam informações sobre o novo programa de Alfabetização em regime de colaboração; a aplicação dos recursos de emendas parlamentares e do FNDE; a entrega de novos ônibus escolares; e instruções sobre o acesso e o registro de dados no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).

Participantes

Além dos prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de Educação, estiveram presentes: o secretário da Casa Civil, Alan Farias Tavares; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Lissauer Vieira; o conselheiro do CEE, Jaime Ricardo; o Presidente do Ipasgo, Dr. Hélio Lopes; o presidente da Federação Goiana dos Municípios, José de Sousa Cunha; Deputados Wilde Cambão, Vinícius Cirqueira; o assessor especial da Governadoria, Marcos Cabral; superintendentes da Seduc; coordenadores regionais de Educação; e servidores da Seduc.