Escola pública de tempo integral é destaque no Torneio Sesi de Robótica

Cepi Drº Antônio Raimundo Gomes Frota, de Goiânia, foi premiado no torneio de robótica por criar QR Codes para melhorar o uso de academias ao ar livre

O clube de Robótica do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Drº Antônio Raimundo Gomes Frota, de Goiânia, foi premiado na etapa regional do Torneio Sesi de Robótica FIRST Lego League como escola pública destaque no Centro-Oeste. O Cepi apresentou um projeto de combate ao sedentarismo usando QR Codes em academias ao ar livre

Em consonância com o tema do torneio neste ano, o projeto do Cepi Frota teve o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas de formas inovadoras. A equipe premiada na competição foi formada por quatro estudantes, do 8º e 9º do Ensino Fundamental, e dois profissionais técnicos.

Entitulado QR Training, o projeto consiste na criação e fixação de um QR Code em academias ao ar livre, localizadas em praças públicas. Depois de lido por um aparelho celular, o QR Code leva o usuário a um site que fornece orientações de treino físico. Para a execução pioneira desse projeto, foi escolhida a praça Minas Gerais, do setor Vila União.

“Muitas praças públicas têm aparelhos de exercícios físicos, mas percebemos que muitas pessoas não utilizam porque não sabem como usar. Por isso, tivemos essa ideia de criar um QR Code, que leva a pessoa para o nosso site, e lá ela vai ser orientada por um Personal Trainer virtual”, explicou a professora coordenadora do clube de robótica do Cepi Frota, Gabriella Gonçalves de Oliveira.

Segundo a professora, que também é docente de Educação Física na unidade, o robô Personal Trainer foi programado pelos alunos com base em entrevistas com profissionais da área. No site, há também vídeos gravados pelos estudantes explicando a execução dos exercícios e nomeando os grupos musculares que são trabalhados.

Robótica na escola: interdisciplinaridade, tecnologia e protagonismo

Robótica: estudantes da rede pública estadual desenvolvem catapulta com elásticos e motor movido a bateria
Robótica: estudantes do Cepi José Salviano Azevedo apresentam catapulta criada por eles com elásticos e motor movido a bateria

De acordo com a professora Gabriella, o ensino de Robótica nas escolas é importante para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares. “A robótica envolve todas as áreas do conhecimento, principalmente Ciências e Matemática”, afirmou.

Outro aspecto ressaltado pela professora é o desenvolvimento de trabalhos em grupo e o incentivo ao protagonismo juvenil: “Eles são protagonistas porque são autônomos. Tudo no projeto é o estudante que faz”.

O Cepi Frota participa do Torneio Sesi de Robótica há 4 anos, desde que incluiu na grade curricular eletivas de Robótica. Para a iniciação desse trabalho, a professora conta que foi fundamental a parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) Planalto, que oferece equipamentos e formações para o clube de Robótica.

Sobre o Torneio Sesi Robótica

Imagem de divulgação do Torneio Sesi de Robótica 2020/2021

A etapa regional do Torneio Sesi de Robótica FIRST Lego League foi realizada nos dias 9 e 10 de abril, de forma remota. As equipes classificadas nessa fase garantiram suas vagas no Festival Sesi de Robótica, que será entre 28 e 30 de maio.