Estudantes finalizam segundo livro do programa Leitura Todo Dia

Detalhes

Os estudantes de Ensino Médio do programa Leitura Todo Dia já finalizaram o estudo da segunda obra clássica deste ano: o livro Meditações, de Marco Aurélio. Em roda de conversa realizada pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) nesta terça-feira (26/10), os alunos participantes compartilharam suas experiências das leituras feitas até agora.

“Estou gostando muito de ler essas obras. Elas estão me ajudando a entender quais são essas "bases" de pensamentos que a sociedade ocidental atual possui. Dá para ver o quanto somos influenciados, mesmo que discretamente, principalmente pela cultura grega. Essa filosofia antiga está bem arraigada em nossa mentalidade. Isso sem contar todos os ensinamentos úteis à vida”, explicou o estudante Salk Marley, do Colégio Estadual Edmundo Rocha, do Conjunto Vera Cruz.

Em junho, os alunos leram Odisseia, de Homero e, a partir do mês que vem, vão estudar O Banquete, de Platão. Para a estudante Susy da Silva de Lima, do Colégio Estadual Valparaíso, o projeto foi muito importante para incentivá-la à leitura e agregar mais conhecimento. Ela também conta que não conhecia essas obras clássicas antes do Leitura Todo Dia.

“Achei as duas obras encantadoras. Antes, eu não tive a oportunidade de ler esses livros. Depois do projeto, me abriu um leque de oportunidades”, afirmou a estudante da 1ª série, que já completa 40 anos de idade. Susy retomou os estudos depois de adulta, e optou pelo ensino regular em vez da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Eu não tinha noção dessa obra, não conhecia”, relatou a estudante, se referindo ao livro Meditações. “E fiquei encantada! Ela foi escrita há tanto tempo e traz coisas tão atuais…”, comentou a aluna.

Sobre o Leitura Todo Dia

programa leitura todo dia

No programa Leitura Todo Dia, os alunos leem um livro a cada dois meses, e depois do término da obra, participam de um encontro on-line com o professor e palestrante Clóvis de Barros Filho. Além do acesso gratuito aos livros literários, o programa fornece uma plataforma com conteúdos interativos (vídeos e games) sobre as leituras.

As atividades do programa são extra-curriculares, ou seja, não fazem parte das aulas na escola. A iniciativa é do Governo de Goiás, por meio da Seduc e a Secretaria Geral da Governadoria (SGG). O objetivo do projeto é incentivar a leitura de clássicos da Literatura entre os jovens com temas relacionados à atualidade.
No momento, participam do programa 1.200 estudantes de 1ª série do Ensino Médio, matriculados em 30 escolas de 10 Coordenações Regionais de Educação (CREs): Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Inhumas, Itaberaí, Novo Gama, Palmeiras de Goiás, Piracanjuba, Pires do Rio e Trindade.