Seduc realiza primeira formação do programa AlfaMais com 160 educadores

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Educadores participam de primeira formação do programa AlfaMais na Seduc

Nesta segunda-feira (7/2), 160 profissionais da Educação participaram da primeira formação do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais Goiás), na Secretaria de Estado da Educação. O programa, lançado pelo Governo de Goiás em dezembro de 2021, tem o objetivo de reduzir os índices de alfabetização insuficiente e garantir a alfabetização completa das crianças goianas até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Com quatro dias de programação, a formação é destinada aos assessores pedagógicos das Coordenações Regionais de Educação (CREs), aos articuladores do AlfaMais e aos professores formadores de Alfabetização e Educação Infantil dentro do programa. A intenção é que os profissionais sejam instruídos sobre as metodologias e estratégias do AlfaMais para replicá-las em suas regionais e auxiliar as equipes municipais na implementação do programa.

Secretária Fátima Gavioli em abertura da formação do programa AlfaMais

Regime de colaboração entre Estado e municípios

Na abertura do evento, a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, defendeu o regime de colaboração para a alfabetização eficaz das crianças goianas na idade certa: “Os municípios são responsáveis pela Educação Infantil e Ensino Fundamental I. No Ensino Fundamental II nós atuamos em colaboração com os municípios e o Ensino Médio é do Estado. Então por que a gente está se preocupando com alfabetização? Porque a gente recebe no Ensino Médio um estudante que foi mal alfabetizado. O governo quis estender as mãos para os prefeitos porque a Educação unindo forças tem que deixar de ser um discurso político”.

A superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Giselle Faria, também chamou a atenção dos educadores para o fato de que Goiás, até 2018, não tinha nenhum município com nível satisfatório de Alfabetização. “A situação hoje da Alfabetização é muito séria. Quase a metade das crianças goianas saem da alfabetização com poucos conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática. A cada 100 crianças que entram na escola, 94 concluem o Ensino Fundamental fora da idade certa”, alertou a superintendente.
 

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