Seduc e Detran certificam professores participantes do projeto “No Trânsito, o Sentido é a Vida”
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Os 47 professores da rede estadual que participaram da primeira turma receberam certificados de instrutor e examinador de trânsito e puderam demonstrar as ações implementadas nas escolas em todo o Estado
Ao todo, 47 professores da rede pública estadual de Educação receberam, nesta terça-feira (8/2), o certificado de participação no projeto “No Trânsito, o Sentido é a Vida”. A ação, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) e o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), também qualificou os cursistas como instrutores e examinadores de trânsito.
A cerimônia de entrega de certificados, realizada na sede do Detran-GO, contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, e do diretor técnico do Detran-GO, Isac Silva de Souza. Também estiveram presentes a superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais da Seduc, Núbia Rejaine; o gerente de Programas e Projetos Intersetoriais da Seduc, Marcos Pedro da Silva; a gerente de Educação de Trânsito, Pablynne de Carvalho Melo; o coordenador da Escola Pública de Trânsito, Rogério Silva; e a coordenadora do projeto “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, Edleuza Fernandes.
Na oportunidade, Fátima Gavioli destacou a relevância do projeto para a formação das crianças e jovens da rede estadual de Educação. “Você olha e pensa que é apenas um projeto, mas é muito mais do que isso. São muitas vidas que vocês irão ajudar a mudar e a salvar”, iniciou a secretária. “Os projetos que foram desenvolvidos na escola fizeram crianças mudar conceitos, chegar em casa e quebrar paradigmas familiares. Olha a multidão que vocês formaram! E isso é para a vida”.
Ao todo, 405 professores e 14.098 estudantes foram envolvidos nas ações que cada cursista foi desafiado a desenvolver em suas escolas. Os projetos finais do curso foram implementados no segundo semestre de 2021, em colégios estaduais em 30 municípios goianos.
“O nome do nosso projeto era “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, cujo objetivo era formar multiplicadores em todo o Estado de Goiás visando diminuir os índices de acidentes fatais no trânsito e salvar vidas”, conta Edleuza Fernandes, coordenadora da ação. “E, hoje, eu ouvi vários relatos de vocês professores dizendo que esse projeto não vai ficar só no papel. Isso muito me engrandece, porque era isso que a gente queria, que colocasse em prática o que vocês elaboraram”.
“Cidadão consciente, Trânsito Saudável”
Um dos projetos finais implementados na rede estadual de ensino foi o da professora Maria das Dores Gomes, do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Raimundo Rocha Ribeiro, localizado no município de Iaciara. A educadora conta que, desafiada pela equipe do curso de Instrutor e Examinador de Trânsito do Detran, decidiu criar um projeto que colocasse em evidência o protagonismo dos jovens da sua escola.
“A proposta final do curso era levar essa formação até os públicos finais, que seriam os alunos, na condição de multiplicadora de uma ideia de reeducação para o trânsito”, conta Maria das Dores que, a partir daí, criou o projeto “Cidadão Consciente, Trânsito Saudável”.
Composto por diferentes ações, o projeto tinha o objetivo de fazer com que os estudantes exercessem a cidadania por meio de debates educativos sobre o trânsito e suas normas. A ação culminou em diferentes resultados, incluindo a confecção de materiais, rodas de conversa, concurso de redação e apresentação das demandas à Câmara Municipal de Vereadores de Iaciara.
“Os alunos, por estarem envolvidos pelo protagonismo, levam a frente essa proposta quando eles se identificam, quando eles estão engajados de fato e tem liberdade de ação. A gente fica nos bastidores, coordenando, e eles levam a frente”, refletiu a professora sobre os resultados obtidos.
Temática abrangente
Para o gerente de Programas e Projetos Intersetoriais da Seduc, Marcos Pedro da Silva, as propostas conversam diretamente com o presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular para Goiás (DC-GO) e fazem o projeto ainda mais relevante.
“Essa temática está presente no currículo, está presente na BNCC e está no Documento Curricular para Goiás, mas, nós estamos buscando um adensamento. Trabalhar especificamente, aprofundar essa discussão, essa temática na escola para que as crianças e jovens extrapolem os muros da escola. E esses projetos intersetoriais servem para isso, para trazer os parceiros para dentro da escola e essas temáticas para dentro do trabalho pedagógico”, reforçou o gerente.
Diante dos resultados obtidos com essa primeira turma, a ideia é que a ação seja ampliada, formando novos professores em todo o estado. “Com essa parceria entre o Detran e a Seduc, a gente quer formar multiplicadores e plantar essa sementinha, que possibilita que o cidadão tenha um trânsito legal, um trânsito consciente. Esse é o objetivo da comunidade, do Detran e do Estado de Goiás. E, agora, esse projeto está consolidado. É um projeto robusto e que tem um engajamento não só das duas entidades envolvidas, mas da comunidade em si, dos alunos em si”, concluiu o diretor técnico do Detran, Isac Silva.
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