Governo de Goiás lança sistema de recuperação de aprendizagem para estudantes do Ensino Fundamental
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Sistema reúne videoaulas e exercícios de diferentes componentes curriculares para recompor aprendizado de alunos da rede estadual
Como parte do Plano Pedagógico de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem na rede pública estadual de ensino, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lança um Sistema Educacional de Recuperação da Aprendizagem – o Ser Goiás – para professores e estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Disponibilizado na plataforma do Portal NetEscola, o novo sistema reúne videoaulas dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Língua Inglesa, História e Geografia, além de exercícios do tipo Quiz para a verificação da aprendizagem dos estudantes.
A intenção é que esses materiais contribuam para mitigar as lacunas de aprendizagem e de não-aprendizagem ocasionadas pela pandemia de Covid-19. Mais de 250 mil estudantes serão impactados.
Videoaulas podem ser usadas na sala de aula
De acordo com a gerente de Produção de Material para o Ensino Fundamental da Seduc, Alessandra Almeida, as aulas e demais materiais que compõem o Ser Goiás contemplam as habilidades previstas no Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO Ampliado).
“Esse material pode ser utilizado no dia a dia da sala de aula, uma vez que ele atende o corte temporal e é elaborado a partir do nosso currículo. Ele pode ser utilizado em atividades para casa, atividades no contraturno escolar ou durante os períodos de recomposição da aprendizagem que acontecerão durante o ano letivo de 2022”, explica Alessandra.
Cada videoaula tem a duração de 15 minutos. Os materiais foram disponibilizados para educadores e alunos da rede pública estadual de Educação no início de março. Saiba como usar a plataforma no vídeo abaixo:
Feedback instantâneo
Uma das novidades do Ser Goiás é a geração de um feedback instantâneo para os alunos, disponibilizado em forma de um relatório de percentual de acertos.
Na prática, funciona assim: o estudante assiste a videoaula na aba do Ser Goiás no período solicitado pelo professor e, ao fim da aula, deve responder um Quiz com perguntas sobre o conteúdo apresentado.
O aluno responde o Quiz e, ao fim do questionário, recebe um feedback com a sua porcentagem de erros e de acertos. “Esse quiz já mostra para o aluno, de imediato, qual foi o seu desempenho. Ele termina de responder o quiz e já recebe um relatório de desempenho, onde ele consegue ver sua porcentagem de acertos. A partir daí, ele pode optar por tentar novamente ou seguir para a próxima aula”, detalha a gerente de Produção de Material da Seduc.
A ideia é que esse feedback, no entanto, não fique restrito aos estudantes. A previsão é que, posteriormente, os quizzes possam ser utilizados como uma das ferramentas de verificação da aprendizagem dos estudantes da rede estadual de ensino, gerando relatórios periódicos de acesso e de desempenho por Coordenação Regional de Educação (CRE).
Formação para professores e estudantes
Para que os professores e estudantes se apropriem dos conteúdos do Ser Goiás, a Seduc vai organizar uma série de formações com assessores pedagógicos, alunos do 9º ano e professores do Ensino Fundamental Anos Finais.
As primeiras formações serão realizadas entre 8 e 15 de março, com alunos e professores de 142 escolas estaduais dos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Anápolis e Águas Lindas. Também vão participar dos encontros os assessores pedagógicos das CREs que supervisionam esses municípios.
Período de Recomposição da Aprendizagem
Como parte do Plano Pedagógico de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem do Ensino Fundamental, a rede estadual de Educação realizou, em fevereiro de 2022, o primeiro período de recomposição da aprendizagem do ano letivo. Nele, os professores desenvolveram atividades para atenuar a não-aprendizagem ocasionada pela pandemia.
Os próximos períodos de recomposição serão em maio e setembro deste ano. O Ser Goiás será uma das ferramentas utilizadas pelos professores e alunos para a apresentação dos conteúdos. Ao final de cada período, os estudantes farão uma avaliação de saída, o que auxiliará no diagnóstico das habilidades que precisam ser retomadas no próximo período de recomposição.