CEPIs participam de Torneio de Robótica do Sesi
- Detalhes
Escolas da rede pública estadual obtiveram bons resultados
Os Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs) Profª. Alzira Alves de Queiroz, de Aparecida de Goiânia, e Profª. Lázara de Fátima e Silva Flores, de Goianira, participaram, pela primeira vez, do Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge, do Serviço Social da Indústria (Sesi).
O torneio foi realizado na última sexta-feira, dia 11, e no sábado, dia 12 de março, e abrangeu escolas das redes estadual e municipais, e da rede privada. Na temporada 2021/2022, o tema do desafio foi Cargo Connect. As escolas da rede pública estadual obtiveram bons resultados e colocações.
De acordo com a professora de Matemática do CEPI Profª. Alzira, Maria Klébia, sua equipe foi composta por oito estudantes do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Ela conta que a equipe ficou em 18º lugar e que esse resultado foi muito bom, visto que foi a primeira vez que seus alunos participaram do desafio. “Foi muito importante participar do torneio de Robótica, pois os alunos aprenderam a trabalhar em equipe. Eu percebi que eles desenvolveram a pesquisa e era o que tinham dificuldade”, ressalta a professora.
Além dos dois CEPIs, outras oito escolas públicas estaduais de tempo integral também participaram do torneio. São elas: CEPIs Rocha Leal, de Águas Lindas; Gomes de Souza Ramos, de Anápolis; Dr. Antônio Raimundo Gomes da Frota, de Goiânia; Goiânia; Professor Sebastião França, de Goiânia; Osório Raimundo de Lima, de Iporá; José Eduardo do Couto, de Itaguarí; Maria Silva, de Paraúna; e Maria Ribeiro Carneiro, de Rio Verde.
Boa colocação
O CEPI Gomes de Souza Ramos, de Anápolis, foi uma das escolas da rede estadual que alcançaram um bom resultado. Nesta edição do torneio, a comissão organizadora permitiu que as escolas públicas participassem com duas equipes. Desse modo, as equipes Cepi’Roll e a equipe Saturno, com os estudantes entre 14 e 16 anos representaram o CEPI Gomes de Souza Ramos. O Cepi’Roll, liderado pelos professores Victor Pericoli e Késia Cruz, competiu na mesa do robô com 44 escolas e ficou em 7° lugar.
Segundo a professora de Química, Késia Cruz, os professores viveram uma rotina de estudo e treinamentos com as equipes. Ela explica que os professores vestiram literalmente a “camisa” de técnicos dos 16 estudantes que participaram do torneio. “Tudo com muita disponibilidade, comprometimento, organização e o apoio de todos”, afirmou a professora.
“Receber o troféu do Prêmio na Regional Goiás, foi surreal. Conseguimos demonstrar o espírito de equipe e, tudo isso nos enche de alegria e nos fortalece muito mais. Esperamos que isso possa impactar ainda mais a nossa comunidade”, celebra Késia.
Sobre o Torneio
O Torneio de Robótica FIRST LEGO League na categoria Challenge é operacionalizado, no Brasil, pelo Sesi desde 2004. Podem participar do torneio Challenge estudantes de 9 a 16 anos de idade, liderados por algum responsável e organizados em times de dois a dez integrantes. As equipes devem estar associadas a uma unidade escolar, clube, organização ou até mesmo por um grupo de amigos.
O objetivo do torneio é desafiar os jovens a buscarem soluções para os problemas do dia a dia na sociedade moderna, através da construção de robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.