AlfaMais: Escolas públicas aplicam nova avaliação de leitura
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Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão avaliados para diagnosticar nível de alfabetização. Iniciativa faz parte do programa AlfaMais Goiás
O Governo de Goiás realiza a segunda avaliação de fluência leitora direcionada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. A avaliação será aplicada em todas as escolas públicas estaduais e municipais do Estado, entre os dias 4 e 14 de abril, como parte do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais Goiás).
De acordo com a gerente de Ensino Fundamental Anos Iniciais da Seduc, Carla Mendonça, o objetivo da ação é diagnosticar o nível de alfabetização das crianças e fazer as adaptações necessárias na prática pedagógica de cada escola. A primeira avaliação de fluência foi aplicada em setembro de 2021.
“Essa avaliação de entrada vai trazer para os professores os indicadores de como está a leitura das crianças no processo de alfabetização. Quando sair o resultado, os professores avaliarão seus estudantes junto com a equipe pedagógica da escola e começarão a planejar aquilo que precisam fazer e mudar na prática pedagógica para as crianças melhorarem a leitura”, explicou a gerente.
Como é a avaliação
A avaliação é conduzida pelo professor de cada turma, presencialmente na escola. A prova consiste na leitura de um conjunto de palavras e de um texto narrativo, além da resposta a três perguntas de interpretação.
De acordo com Carla Mendonça, toda a avaliação é gravada em áudio por meio de um aplicativo desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CaEd/UFJF).
No final de 2022, os estudantes do 2º ano devem passar por outra avaliação, o Saego Alfa. Por isso, os alunos serão avaliados no início e no final do 2º ano, série na qual a alfabetização da criança deve ser concluída, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Resultados das últimas avaliações
Na última avaliação de fluência leitora, 66% dos estudantes foram diagnosticados como pré-leitores, conseguindo ler, em média, duas de cada 60 palavras. Por outro lado, 24% dos estudantes foram classificados como leitores, com leitura de 25 a cada 60 palavras, e 9% como leitores fluentes, lendo 46 de 60 palavras, em média.
Em contrapartida, a última avaliação do Saego Alfa indicou que 85% dos estudantes apresentaram desempenho avançado ou proficiente em leitura e escrita (49% avançado e 36% proficiente).
Isso significa que a maioria dos alunos lê e interpreta de forma satisfatória ou além do esperado para a série que frequenta. No Saego Alfa, somente 10% dos alunos tiveram desempenho básico e 6% abaixo do básico.
A divergência dos resultados das duas avaliações, segundo Carla Mendonça, se explica pela diferença dos métodos de aplicação. Enquanto no Saego Alfa, a criança lê, interpreta e responde questões em uma prova impressa, a avaliação de fluência exige uma assertividade maior, de forma espontânea.
Sobre o AlfaMais
A avaliação de fluência leitora e o Saego Alfa fazem parte do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais Goiás), criado pelo Governo de Goiás em agosto de 2021, por meio da Lei nº 21.071. O propósito do programa é reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente entre as crianças matriculadas nas redes públicas de ensino.
Para isso, o programa prevê a colaboração entre Estado e municípios e envolve professores e estudantes da Educação Infantil e 1º, 2º e 5º ano do Ensino Fundamental. Para conhecer mais ações do programa AlfaMais, clique aqui.