Projeto Leitura Todo Dia do Governo de Goiás completa um ano
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Iniciativa desenvolve a leitura crítica dos estudantes e já atendeu cerca de 1,2 mil alunos da 1ª série do Ensino Médio de 30 escolas da rede estadual
Lançado pelo Governo de Goiás em abril do ano passado, o projeto Leitura Todo Dia – Clássicos do Pensamento atendeu cerca de 1.200 estudantes da 1ª série de Ensino Médio de 30 escolas da rede estadual de ensino. A iniciativa visa desenvolver a leitura crítica por meio do acesso a grandes obras da literatura mundial.
Para o secretário-geral de Governo e entusiasta do projeto, Adriano da Rocha Lima, o contato direcionado com obras de grandes pensadores da humanidade contribui para a formação integral dos jovens, e vai muito além do despertar pelo gosto da leitura. “A educação é uma forma de emancipação. Apresentar a esses jovens formas aprimoradas de olhar e interpretar o mundo permite que eles se vejam além de suas condições atuais, mas identifiquem o potencial transformador que cada um de nós carregamos”, refletiu.
Neste ano, 29 colégios e uma escola estadual jurisdicionada à Coordenação Regional de Educação (CRE) de Inhumas participam do programa. Assim como na edição anterior, o projeto continua atendendo estudantes da 1ª série do Ensino Médio e incentivando a leitura de obras clássicas cujos temas são relacionados à atualidade.
Quando o estudante Salk Marley de Almeida, do Colégio Estadual Edmundo Rocha, de Goiânia, ingressou no projeto “Leitura Todo Dia – Clássicos do Pensamento”, obras como A Odisseia, de Homero, não faziam parte do seu repertório. “Foi uma experiência muito boa participar do projeto, essencialmente por essa interação com os clássicos do pensamento”, conta o jovem, que descobriu nas leituras o seu interesse pelas filosofias desenvolvidas no decorrer da história.
Contribuições para além da sala de aula
Além da Odisseia, de Homero, os participantes da 1ª edição do projeto leram clássicos como O Banquete, de Platão; e As Meditações, de Marco Aurélio. Ao final de cada leitura, os jovens se reuniam em rodas de conversa virtuais para debaterem as obras e estabelecerem relações entre o enredo e os dias atuais.
Incumbida de realizar o projeto em uma das turmas do Colégio Estadual Edmundo Rocha, a professora Vanderleya dos Santos Silva relata que as leituras fizeram com que os estudantes se atentassem para a influência que os clássicos têm em aspectos do cotidiano. “Alguns alunos que amam mitologia ficaram fascinados com a obra Odisseia”, afirma a professora. “Um aluno me disse que já tinha assistido ao filme em 2008 e que achou muito legal. Além disso, ele fez a leitura da obra na voz de Ruth Rocha em duas horas e sugeriu uma dramatização”.
Para além do enredo, Vanderleya viu surgir reflexos das leituras em outras habilidades dos estudantes como, por exemplo, a escrita. “Em produção de texto eles estão escrevendo uma sinopse das partes principais da obra. Está havendo um bom retorno”, ressalta. “Nesse ano eu estou achando excelente o desempenho da maioria dos alunos. Muitos já terminaram de ler a obra Odisseia”, concluiu, entusiasmada, a professora.
Quem também viu surgir novas habilidades após a participação no projeto foi a jovem Suzy Lima Cavalcante, aluna do antigo Colégio Estadual Valparaíso – hoje Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Valparaíso. A jovem, que hoje cursa a 2ª série do Ensino Médio, descobriu por meio da participação no Leitura Todo Dia o interesse em escrever resenhas literárias.
“A obra que mais me chamou atenção foi a de Marco Aurélio, porque nesta obra vemos o quanto ele era ético e sábio e isso nos ensinou muito. Escrevi uma resenha sobre esta obra. Eu sempre gostei (de ler), porém não tinha esse hábito de fazer resenhas. Aprendi com o projeto”, relata Susy.
Fotos: Seduc