Governo de Goiás repassa R$ 3 milhões em recursos para melhorias na estrutura de Escolas Família Agrícola (EFAs) e instituições conveniadas

Novidade foi anunciada em cerimônia, realizada na manhã desta quarta-feira (8/6), no Centro Educacional Professor Anísio Teixeira, em Goiânia. Ao todo, 30 instituições foram beneficiadas pelo repasse

O Governo de Goiás anunciou, nesta quarta-feira (8/6), o repasse de R$ 3 milhões em recursos do programa Reformar Goiás para a melhoria na estrutura de Escolas Família Agrícola (EFAs) e instituições de Educação Especial conveniadas à rede pública estadual de ensino. Ao todo, 30 unidades receberam o repasse.

Dentre os beneficiados está o Centro Educacional Professor Anísio Teixeira, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Goiânia (Apae Goiânia), que sediou a cerimônia de entrega das ordens de pagamento. A instituição recebeu o valor de R$ 100 mil a serem aplicados em obras de reforma, ampliação e revitalização do prédio.

“Nós estamos aqui para fazer a diferença e ajudar a quem mais precisa”, evidenciou a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, durante a cerimônia. De acordo com ela, os repasses para as EFAs e instituições de Educação Especial refletem o cuidado do Governo de Goiás com os públicos dessas modalidades de ensino e demonstram o desejo em atender com equidade às escolas estaduais regulares e escolas conveniadas do Estado.

Para a presidente da Federação das APAEs do Estado de Goiás (Feapaes-GO), Carmem Marize Lima, o apoio e a proximidade entre Estado e entidades filantrópicas de escolarização especial tem sido motivo de alegria. “Nos remete à ideia de reconhecimento dessa Secretaria aos serviços prestados pelas APAEs na área da Educação”, afirmou.

EFAs

Além das escolas especiais, a ação atende às Escolas Família Agrícola (EFAs), que atendem estudantes da zona rural.

Uma das beneficiadas foi a Escola Família Agrícola de Orizona, que atende 94 estudantes de Ensino Médio na região. De acordo com o gestor Ezio Fernandes Canedo, a instituição, construída de forma comunitária há 23 anos, aguarda ansiosamente o novo repasse para a realização de melhorias na infraestrutura.

“Com os recursos dos convênios que foram firmados com a Seduc, está se abrindo essa possibilidade de a gente poder reformar esse prédio, construído há 23 anos e que estava sem reformas, carente. A gente pretende ter, com esse recurso, uma cozinha boa, reformada, com um refeitório bom para esses estudantes”, conta Ezio.

Repasse anterior

Esse é o segundo repasse que o Governo de Goiás realiza às EFAs e entidades filantrópicas de Educação Especial. No ano passado, foram repassados R$ 296 mil do Pró-Escola para 21 instituições de ensino dos municípios de Orizona, Goiás e de Uirapuru, as Apaes de Anápolis, Ceres, Formosa, Goianésia, Jaraguá, Goiânia, Itumbiara, Caçu, Luziânia, Mineiros, Piranhas, Porangatu e São Miguel do Araguaia e as escolas Pestalozzi de Catalão, Piracanjuba, Ipameri e Rio Verde.

À época, o governador Ronaldo Caiado também fez a entrega de 50 chromebooks para os alunos da 3ª série do Ensino Médio das Escolas Família Agrícola e de quatro dispositivos de leitura inteligente para estudantes cegos ou baixa visão da rede municipal de Goiânia.

Presenças

Estiveram presentes o assessor especial da Governadoria, Lívio Luciano; o presidente da APAE de Goiânia, Albanir Pereira Santana; o vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Jaime Ricardo; o reitor da Universidade Estadual de Goiás, Antônio Cruvinel; o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-GO, Hebert Batista Alves; o conselheiro Eduardo Vieira Mesquita; o prefeito de Uirapuru, Elivan Carreiro; o deputado estadual Charles Bento; vereadores, superintendentes, coordenadores regionais de Educação, pais e estudantes.

[gallery ID=117]