Superintendentes da Seduc Goiás realizam planejamento estratégico para o próximo quadriênio

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Equipes pedagógicas e administrativas definiram metas e frentes de ação da Educação para o quadriênio 2023/2026

Superintendentes e gerentes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) participaram, nesta quinta e sexta-feira (26 e 27/01), em Goiânia, do Encontro de Planejamento Estratégico 2023-2026.O evento, realizado em parceria com o Instituto Unibanco, propôs uma análise das principais metas e frentes de ação a serem priorizadas nos próximos quatro anos.

Estiveram presentes a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli; o secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima; o coordenador-geral do Movimento Profissão Docente, Haroldo Rocha; o coordenador de Implementação de Projetos e Políticas Educacionais do Instituto Unibanco (IU), Gabriel Medina; e a pesquisadora Andressa Buss Rocha, do Espírito Santo.

Na oportunidade, Adriano da Rocha Lima apresentou as iniciativas da Educação presentes no Plano de Governo do governador Ronaldo Caiado. De acordo com o secretário, o grande norte deste segundo mandato será “caminhar junto entre a Educação e as políticas sociais, sabendo que a mobilidade social só será alcançada através da Educação”.

Para que esse objetivo seja alcançado, ações que já estão em andamento devem ter continuidade e novas ações em prol da melhoria do desempenho escolar e da valorização e capacitação dos profissionais da Educação devem ser implementadas.

Reforma educacional

A fim de contribuir com a seleção das ações a serem priorizadas nos próximos anos, o professor Haroldo Rocha elencou as principais características para uma reforma educacional efetiva.

Para ele, o planejamento e a gestão para resultados; a profissionalização e a seleção de lideranças; o suporte e o acompanhamento às escolas; o currículo e as avaliações; e os insumos pedagógicos e de formação são elementos-chave para que uma reestruturação educacional atinja seus resultados em termos de aprendizagem. 

O professor destacou ainda que, nesse processo, “as pessoas são o elemento mais importante, especialmente os professores”. Isso porque, segundo ele, a atuação do professor é o fator intraescolar que mais afeta a aprendizagem dos estudantes. A intenção é, então, garantir a qualidade do professor para garantir a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

Planejamento

Ao longo dos dois dias, as equipes pedagógica e administrativa da Seduc Goiás estiveram incumbidas de elaborar o mapa estratégico para o próximo quadriênio.

Mediados pela economista e pesquisadora Andressa Buss Rocha, e pelo coordenador de Implantação de Projetos e Políticas Educacionais do IU, Gabriel Medina, os superintendentes e gerentes puderam analisar as métricas educacionais de anos anteriores e debateram metas que comporão o mapa estratégico de ações.

“A nossa intenção é ajudar no planejamento, porque a gente acha que a gestão pública precisa ser planejada. Todo planejamento é importante justamente para você conseguir colocar toda uma equipe sintonizada com os objetivos, com as metas e com os resultados que precisam ser produzidos nos próximos quatro anos”, afirmou Gabriel Medina durante o evento.

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