Formação inédita em projeto de vida e tecnologias digitais capacita professores da Rede Estadual de Educação

Especialização para Educação Básica no Contexto Contemporâneo é oferecida pelo Instituto Ânima, em parceria com o Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação da Seduc/GO

O Novo Ensino Médio trouxe a necessidade da realização de formações específicas para que o professor esteja cada vez mais preparado para os desafios dentro da sala de aula. Para atender a essa demanda, o Governo de Goiás propôs ao Instituto Ânima o desenvolvimento de projetos para formar os professores da rede estadual de ensino, impactando na melhoria dos indicadores da Educação, inovando e sendo referência para o resto do país.

Oferecida em parceria com o Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação da Secretaria de Estado da Educação (CEPFOR), a especialização para Educação Básica no Contexto Contemporâneo é destinado aos professores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em especial os que atuam nas disciplinas de Projeto de Vida e Tecnologias Digitais. O curso, que é dividido em 3 módulos de 120h e oferece certificações intermediárias, está sendo realizado no ano de 2023 em modelo híbrido, com parte da formação assíncrona e parte síncrona.

Segundo Alessandra Pereira da Silva, Gerente de Pós-Graduação do Instituto Ânima, a Virada Docente, realizada neste final de semana em Goiânia, faz parte do módulo introdutório da pós-graduação e é um momento inicial da formação. “Queremos escutar o professor para construir uma pós que seja mais personalizada e que faça mais sentido para o trabalho que é desenvolvimento em sala de aula”, explica.

A diretora de Política Educacional da Seduc/GO, Patrícia Coutinho, enfatiza que o Governo de Goiás tem investido na formação dos profissionais da educação.

“Foi criado o centro de formação ainda em 2019 exatamente para formar os professores da rede estadual. Sempre buscamos a inovação e a vanguarda, tendo Goiás como referência nacional e isso nos faz trabalhar cada dia mais”, reforça Patrícia Coutinho.

Inovação e vanguarda

As etapas da Virada Docente estão em contato com a proposta do Novo Ensino Médio e estão sendo realizadas para mitigar as lacunas de formação que apareceram após as mudanças no processo de ensino-aprendizagem.

“O professor tem formação pedagógica, mas as estratégias e metodologias específicas para projeto de vida e tecnologias digitais muitas vezes os professores não conhecem, pois a sua formação inicial é outra”, explica a gerente de pós-graduação do Instituto Ânima.

A especialização atenderá cerca de 900 professores em todo estado de Goiás e ofertará a nano certificação, podendo ser integralizado com uma carga horária de 360 horas para quem fizer todo o curso ou em pequenas certificações de 30 horas (nano certificação). Ou seja, os professores definem sua trajetória formativa. Essa é uma ação pioneira e essa é a primeira turma que está sendo formada em todo o Brasil.