”Por que investir na Educação de qualidade?” é tema do primeiro dia do V Simpósio Nacional de Educação (Sined)

Detalhes

Destaque nesta quarta-feira (10/05), a conferência de abertura foi feita pela secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), professora e ex-governadora do Ceará, Izolda Cela

A quinta edição do Simpósio Nacional de Educação (Sined), evento que reúne os mais diversos especialistas em ensino e gestão escolar do país, teve início nesta quarta-feira (10/05). Nesta edição, temáticas relacionadas aos desafios e a atuação dos gestores e controladores da Educação são abordados.
 
São três dias de evento e a equipe da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), participa do evento. Na programação, são realizados debates, palestras, oficinas e reuniões sobre temas importantes para a Educação que repercutem de forma direta na vida das pessoas.
 
Como destaque do primeiro dia, a secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela, apresentou propostas de melhorias para uma Educação de qualidade a serem pensadas por todos. De acordo com ela, um dos compromissos do MEC é fortalecer o regime de cooperação entre as redes, dando ênfase às urgências dos estudantes.
 
Na apresentação: “Por que investir na Educação?”, a ex-governadora do Ceará ressaltou a importância da alfabetização das crianças, através de propostas que podem reverter os resultados negativos. “É necessário firmar um compromisso nacional pela alfabetização das crianças, com foco na equidade, mas o olhar deve ser sistêmico. Precisamos, sim, enxergar o que já foi feito, mas não podemos deixar de lado o que precisa ser avançado.”

Educação como investimento

O presidente do TCE/GO Saulo Mesquita, em sua fala inicial, deu as boas-vindas aos que estavam presentes, explicou o intuito do Sined e destacou a importância da Educação para a sociedade. Saulo também fez questão de homenagear os profissionais que estão na linha de frente das salas de aula, que são os professores.
 
Assim como a professora Izolda Cela, Saulo também falou sobre a Educação de qualidade ser uma facilitadora do desenvolvimento econômico e social. “A Educação tem um papel de subsidiar a vida das pessoas. Valorizar e investir na Educação é, portanto, valorizar o ser humano. Esse é o fator mais importante para assegurar a dignidade de alguém”, ressalta o presidente.

Sobre o evento do Sined

O 5° Sined é promovido pelo TCE/GO, em parceria com o TCM/GO e o Instituto Ruy Barbosa, por meio do Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB), com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e da Associação Brasileira de Contas dos Municípios (Abracom).
 
O objetivo do simpósio é incentivar a troca de conhecimentos e experiências entre agentes envolvidos na gestão e no controle da Educação. Desse modo, nesta edição do Sined, o foco é discutir e debater os desafios e as formas de atuação do controle externo da Educação pública do país.
 
Além da secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, na abertura da conferência, estiveram presentes a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; o presidente do Tribunal de Contas de Goiás (TCE/GO), conselheiro Saulo Mesquita; e do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM/GO), Joaquim de Castro e demais autoridades.