Embaixadores do projeto Seduc Cerrado, autores das melhores redações, recebem premiação

Detalhes

Durante a solenidade de premiação a Seduc/GO também lançou e-book do projeto

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), realizou, na manhã desta terça-feira (23/05), a cerimônia de premiação dos Embaixadores do projeto Seduc Cerrado de 2022.

Foram premiados 15 estudantes da rede pública estadual de ensino, eleitos Embaixadores do Cerrado, em concurso de Redação em que obtiveram as maiores notas. Eles se destacaram na edição 2022 do projeto, quando concorreram por modalidades. Três embaixadores foram premiados nas categorias Regular, Indígena, Quilombola, Educação do Campo e Educação Especial.

Na oportunidade, foi lançado o e-book “Festival de Produção Textual Programa Seduc Cerrado - Movimento Goiás Pelo Cerrado”, composto por produções textuais sobre sustentabilidade e desenhos destes alunos. O livro digital já está sendo distribuído para todas as unidades escolares da rede estadual de Educação.

Durante o evento, também foram homenageados os 270 embaixadores integrantes da edição passada, que receberam medalhas, camisetas e certificados de participação.

De acordo com o superintendente de Atenção Especializada da Seduc/GO, Rupert Nickerson, este é um projeto que tem como objetivo dar ênfase às questões ambientais. “O projeto Seduc Cerrado parte do princípio da conscientização dos estudantes sobre a conservação do bioma da nossa região”, afirmou o superintendente.   

Presenças

Na cerimônia, estiveram presentes a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli; a gerente de Economia Sustentável da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad/GO), Rubia Santos; o gerente de Educação Ambiental e Ações Sociais da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago/GO), Rodolfo Barros; a professora do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG), Elaine Barbosa; estudantes, professores e a equipe da Seduc/GO.

Edições Seduc Cerrado  

O projeto Seduc Cerrado foi lançado em 2021, em comemoração ao Dia da Árvore. O projeto trabalha ações pedagógicas com o objetivo de mobilizar, conscientizar e sensibilizar os estudantes da rede estadual sobre as questões relativas à importância do meio ambiente, tendo como foco o bioma Cerrado.  

Na primeira edição, 40 estudantes foram eleitos Embaixadores do Cerrado e, em 2022, 270 foram nomeados. Para 2023, o objetivo da Seduc/GO é ampliar esse número.

A proposta para a edição desse ano é que, em junho próximo, os Embaixadores do Cerrado já iniciem a produção dos materiais. O projeto inclui produções textuais, ilustrações e o plantio de mudas de árvores do Cerrado nos municípios goianos.

Plano Estadual de Educação
Essa ação atende a meta 4, estratégia 4.16 do Plano Estadual de Educação (PEE)