Estudantes-atletas da rede estadual de Educação disputam Jogos da Juventude, em Ribeirão Preto

Estudantes iniciam, nesta sexta-feira (01º), disputa por medalhas em competição nacional. Trajetória teve início nos Jogos Estudantis de Goiás, realizado no primeiro semestre deste ano

Estudantes-atletas de Goiás participam, entre os dias 01º e 16 de setembro, em Ribeirão Preto (SP), dos Jogos da Juventude 2023.  O Time Goiás é composto por 189 integrantes, incluindo alunos, técnicos e dirigentes.

Os integrantes da delegação goiana na competição nacional disputaram a etapa estadual dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás (JEEGs), em junho deste ano. O evento reuniu mais de 3,4 mil estudantes-atletas de unidades escolares das redes públicas e privadas, das 40 regionais goianas, além de técnicos, professores e articuladores do desporto, pais e familiares dos alunos.

Sobre os Jogos

Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos da Juventude oferecem suporte para as modalidades olímpicas com ações em prol da formação de atletas jovens e profissionais do esporte. Desde 2000, os jogos reúnem anualmente mais de 4.000 atletas, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país.

Grandes nomes do esporte brasileiro passaram pelos Jogos da Juventude, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô; os mesatenistas Hugo Calderano e Bruna Takahashi; Darlan Romani, Paulo André e Rosângela Santos, todos do atletismo; os armadores Raulzinho e Tainá Paixão, do basquete; a nadadora Etiene Medeiros; e Haniel Langaro e Tamires Morena, do handebol.

Edição 2022

No ano passado, a delegação goiana voltou para casa com 11 medalhas em modalidades individuais, como judô e taekwondo. Outras três medalhas foram conquistadas pelas equipes de handebol e basquete.

O destaque ficou com as medalhas em modalidades de lutas individuais: uma de prata com Max Gabriel, no wrestling; e três medalhas de bronze com Lucas Souza Uchoa, Pedro Ernesto Carvalho e Rafael Pereira Uchoa, no taekwondo. O atleta Francisco Joaquim Oliveira levou ouro no salto em distância.

Na mesma edição, a equipe de handebol masculino de Goiás sagrou-se campeã brasileira, liderada pelos técnicos Eguilar Rodrigues e Elton Goulart. A base do time era formada por estudantes do Cepi Maria Ribeiro Carneiro, mas contou também com atletas das regionais de Itaberaí e de Novo Gama. No feminino, a delegação goiana ficou com o bronze, com o time formado no Colégio Estadual Ocidental, da regional de Novo Gama, sob o comando do técnico César Rodrigues.

Nas quadras sergipanas, as jovens do basquete foram campeãs, vencendo todas as disputas do torneio. Atletas das regionais de Catalão, Quirinópolis e Morrinhos integram o time vitorioso, sob o comando dos técnicos Nicolau Abraão e João Tavares.