CEPMG Ayrton Senna, de Goiânia, promove aulas preparatórias para competições de Matemática

Detalhes

Com apoio das aulas extras, estudantes da unidade escolar venceram Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), em 2023, e passam para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), também na edição deste ano 

Para melhorar o desempenho dos estudantes em competições e olimpíadas na área das Ciências Exatas, o Colégio Estadual da Polícia Militar do Estado de Goiás (CEPMG) Ayrton Senna, de Goiânia, está desenvolvendo o Projeto Educacional Preparatório Avançado Olímpico Grandes Talentos. 

A ação consiste na oferta de aulas extras de Matemática, realizadas no período vespertino e noturno, todas as terças e quintas-feiras. A iniciativa é direcionada aos alunos da 2° e 3° série do Ensino Médio e tem o intuito de incentivá-los a participarem de olimpíadas nacionais e internacionais. 

A professora Rejane Alves, responsável pelo projeto, explica que o objetivo principal deste estudo complementar é preparar os estudantes para qualquer competição estudantil. “Eu busco dar um significado para a Matemática e, a partir do projeto, fui despertando nos alunos o interesse em participar de diversas olimpíadas”, afirma. 

No momento, 27 estudantes frequentam as aulas. De acordo com Rejane, eles são dedicados e estudam bastante, tanto que, no primeiro semestre de 2023, todos passaram para a segunda fase da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). 

Para o estudante Bruno Silva, da 2ª série do Ensino Médio e um dos classificados da OBMEP, as aulas proporcionam um aprofundamento nos conteúdos e no desenvolvimento do raciocínio lógico. “Pra mim não é um esforço estar aqui, porque eu me interesso pela Matemática e gosto de tirar um tempo para estudar”, ressalta ele.  

Participações em olimpíadas 

A OBMEP não é a primeira competição da qual os alunos do Ensino Médio do CEPMG Ayrton Senna participam. Na edição deste ano de 2023, os jovens competiram na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OISMF) e se classificaram em primeiro lugar nas etapas regional e nacional. Os 19 estudantes vencedores foram os únicos medalhistas da capital goiana. 

Assim como as outras olimpíadas, a Matemática Sem Fronteiras também tem o objetivo de promover o desenvolvimento de novas competências e habilidades dos jovens.

Para a estudante Vitória Carvalho, da 3ª série do Ensino Médio, foi uma experiência incrível e diferente. Para ela, “as aulas preparatórias ajudam muito. Hoje eu tenho uma bagagem de estudos muito maior e isso possibilita que eu tenha um melhor desempenho nas olimpíadas e em outras competições.”.

Já para o aluno João Victor Alves, também da 3ª série, a olimpíada parte de um formato diferente do que estavam acostumados. “Conquistar uma medalha de Ouro nacionalmente é muito bom para nosso desenvolvimento acadêmico. Eu acredito que é uma experiência que contribui muito, principalmente com a chegada do Enem e de outras provas externas”, explica. 

João Victor também diz estar confiante para a realização da segunda fase da OBMEP e destaca que, com as aulas extras de Matemática, será ainda mais simples. Ele conta que tudo isso só está sendo possível graças ao apoio familiar, da unidade escolar e da professora Rejane, por meio do Projeto Educacional Preparatório Avançado Olímpico Grandes Talentos. (Texto: Isadora Ribeiro/Comunicação Setorial da Seduc/GO - Fotos: Divulgação Seduc)