Seduc Goiás promove encontro formativo direcionado aos novos tutores educacionais da rede estadual

Formação reúne profissionais de todas as partes do Estado que atuam nas unidades escolares e são responsáveis pelo registro de dados na plataforma Sigae

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco (IU), promoveu mais uma imersão formativa direcionada aos novos tutores educacionais da rede estadual de ensino.

O encontro foi realizado no auditório da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) nesta terça e quarta-feira (11 e 12/09) e teve como objetivo orientar e fortalecer o trabalho realizado pela tutoria educacional.

Os tutores educacionais têm como missão acompanhar as unidades escolares na elaboração do planejamento pedagógico e na execução das ações pedagógicas. “Esse trabalho é um ciclo porque a escola planeja e executa e se não estiver dando certo, precisa replanejar e adotar outras ações de correção de rota”, observa Márcia Carvalho, superintendente de Gestão Estratégica e Avaliação de Resultados da Seduc Goiás.

Wolney Rodrigues Ferreira, gerente de Tutoria Educacional da Seduc Goiás, ressaltou a importância da escuta ativa e empática durante as visitas às escolas. “É fundamental para um tutor estar atento e ouvir a todos no ambiente escolar, pois bons questionamentos podem gerar boas reflexões”.

O gerente lembrou também que os tutores educacionais devem trabalhar no sentido de estimular sempre a autonomia das unidades escolares. “Ninguém melhor do que a própria escola para encontrar as respostas necessárias para os problemas que surgem no dia a dia”, frisou.

Plataforma Sigae

Boa parte da programação do encontro formativo foi dedicada ao treinamento para uso eficiente do Sistema de Gestão para Avanço Contínuo da Educação (Sigae), uma plataforma elaborada pelo Instituto Unibanco em parceria com a Seduc Goiás.

A ferramenta digital foi criada com o objetivo de incentivar na melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes, na expansão do número de concluintes e na redução das desigualdades educacionais do Ensino Médio.

O Sigae reúne dados sobre cada unidade escolar, das Coordenações Regionais e da Secretaria de Estado da Educação. Essas informações servem como base para análises, diagnósticos e tomadas de decisão, potencializando as ações da Seduc Goiás, que consegue identificar os desvios em tempo hábil e mitigar os riscos quando necessário.

Formação

Tutor educacional na Regional de Campos Belos, Ernesto Rodrigues dos Santos atualmente é responsável pelo acompanhamento de cinco unidades escolares.

Formado em Pedagogia, ele conta que essa é a primeira formação da qual participa depois que assumiu o cargo de tutor. “Está sendo de grande valia, principalmente porque estou iniciando agora nessa nova função”, comentou.

Sirley Martins Alves do Prado também faz parte da nova turma de tutores educacionais da rede estadual de educação. Segundo ela, a formação em Goiânia está sendo muito importante para sanar as dúvidas que ela tinha em relação ao funcionamento do Sigae porque associa muito bem a teoria à prática do dia a dia.

“Essa ferramenta é excelente e estamos tendo um suporte muito bom para executar de forma fidedigna o registro de dados no sistema. Saio daqui com muito mais clareza do que é o trabalho de um tutor educacional”, completa.

Circuito de Gestão

A imersão formativa para os tutores educacionais é mais uma ação do Circuito de Gestão Goiano, uma parceria entre a Seduc Goiás e o Instituto Unibanco (IU). O Circuito tem como foco a melhoria do ambiente escolar e do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

O programa tem como princípio a tese de que uma gestão de qualidade, eficiente, participativa e orientada para resultados pode proporcionar um impacto muito significativo no aprendizado dos estudantes.

(Texto: Maria José Rodrigues/Fotos: Solimar de Oliveira)