Encontro intersetorial com articuladores do Programa Saúde na Escola orienta equipes sobre ações e possibilidades do programa

II Encontro Regional de Articuladores do Programa Saúde na Escola (PSE) teve início nesta quarta-feira (13). Na oportunidade, equipes dos ministérios da Educação e da Saúde e das secretarias estaduais de Educação, Saúde e de Desenvolvimento Social apresentaram ações e possibilidades aos articuladores

Articuladores regionais do Programa Saúde na Escola (PSE) participam, nesta quarta e quinta-feira (13 e 14/09), do II Encontro Regional de Articuladores do PSE 2023. Com o tema “Desafios para Promoção da Saúde e da Equidade no Ambiente Escolar”, o evento visa promover a articulação entre as equipes do Sistema Único de Saúde (SUS) e das redes de Educação, contribuindo para a capacitação dos profissionais e para o fortalecimento das ações.

Participaram da abertura do evento as representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde, Ivone Moreyra e Gracielly Delgado; a secretária-adjunta da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), Helena Bezerra; a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES/GO), Flúvia Amorim; o superintendente da Criança, Adolescente e Juventude, Ricardo Costa; a gerente de Vigilância Epidemiológica e Promoção à Saúde da SES/GO, Magna Carvalho; o coordenador de Promoção à Saúde da SES/GO, Hamilton Amorim e a chefe do Núcleo de Segurança e Saúde do Servidor e do Estudante da Seduc/GO, Jaqueline Corneti.

No evento, a secretária-adjunta da Seduc/GO, Helena Bezerra, exaltou o comprometimento das equipes envolvidas na execução do programa e destacou a importância da parceria com as demais Secretarias Estaduais para a promoção e efetivação das ações.

Já a superintendente de Vigilância em Saúde da SES/GO, Flúvia Amorim, salientou o papel da escola como espaço de orientação e conscientização sobre o que se refere à saúde e ao bem-estar.

“A gente pensa que o ambiente escolar é um ambiente de formação de pessoas. Ele não só trata de disciplinas como Matemática, Português, Ciências, mas de pessoas, de formação de caráter, personalidade[...] É nesse lugar de construção que a gente tenta, aqui na área da saúde, promover a construção de pessoas saudáveis”, relatou a superintendente.

Flúvia Amorim relembrou, ainda, o momento vivido durante a pandemia de Covid-19, que desafiou saúde e Educação a atuarem cada vez mais juntas.

Sobre essa parceria, a superintendente destacou, também, a recente criação da Lei Estadual nº 22.243, que prevê a obrigatoriedade da apresentação do Certificado de Vacinação para a efetivação da matrícula escolar.

“O nosso foco nesse momento é recuperar a cobertura vacinal e, para isso, a gente vai precisar muito da ajuda de vocês. Porque esse não é um problema só da saúde, é um problema da sociedade. [...] a gente precisa resgatar e, quando a gente fala de resgate, eu estou falando também de formação e aí começa na escola”, clamou Flúvia aos articuladores.

Programação

Neste primeiro dia, o encontro contou com mesas-redondas, palestras e oficinas que relembram a estrutura do PSE e que debateram sobre os desafios e as possibilidades do programa.

Uma das primeiras palestras foi da representante do Ministério da Educação, Ivone Moreyra, que falou sobre os aspectos pedagógicos do programa a partir do tema “PSE Intersetorial e Interfederativo com Participação Social”. Além dela, o coordenador de Promoção à Saúde da SES/GO, Hamilton Amorim, abordou as diretrizes do PSE e temáticas relacionadas à atuação dos grupos de trabalho intersetoriais.

No período vespertino, os articuladores acompanharam mesas-redondas sobre os direitos das crianças e dos adolescentes e sobre desafios da prática nas escolas, tratando de temas como o combate ao uso de cigarros eletrônicos e a saúde sexual.

Para o último dia de encontro, está prevista a realização de uma mesa-redonda sobre cultura da paz, equidade e saúde mental no PSE.

O PSE

O PSE é uma iniciativa intersetorial dos ministérios da Saúde e da Educação, cuja finalidade é contribuir para a formação integral dos estudantes das redes públicas de ensino por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

Dentre as ações a serem trabalhadas dentro do programa estão previstas a saúde ambiental; a promoção da atividade física; alimentação saudável e prevenção da obesidade; promoção da cultura da paz e direitos humanos; prevenção das violências e acidentes; prevenção de doenças negligenciadas; verificação da saúde vacinal; saúde sexual e reprodutiva; prevenção ao uso do álcool, tabaco e drogas; saúde bucal; saúde auditiva; saúde ocular e prevenção à Covid-19 nas escolas. (Texto: Ana Carolina Jobim /Fotos: Solimar de Oliveira)