Seduc e JA Goiás renovam parceria para a oferta de eletivas de Ensino Médio

A OSC, que promove empreendedorismo jovem, e a pasta estadual disponibilizarão as disciplinas Jovem Empreendedor e Ética e Carreira para 47 centros de ensino

A Secretaria de Educação de Goiás junto com a Organização da Sociedade Civil Junior Achievement (JA) Goiás promove ações e programas de empreendedorismo jovem em escolas estaduais goianas em todo o Estado. Na primeira metade do ano, a entidade promoveu, junto à pasta, a oferta de disciplinas eletivas em 22 escolas da rede estadual, em diferentes municípios goianos. A atuação se mostrou muito bem-sucedida com a disponibilização da disciplina Jovem Empreendedor e, por essa razão, se estenderá até o fim do ano letivo para atender 47 centros de ensino, acrescentando a formação em Ética e Carreira.

De acordo com a gestora de projetos da JA Goiás, Mariana Carvalho, a disciplina eletiva Jovem Empreendedor leva o conteúdo dos programas Negócios Sustentáveis, Conectado Com o Amanhã e Futuro do Trabalho. “Agora, para o segundo semestre de 2023, o projeto foi expandido e criamos, com a Seduc, a eletiva Ética e Carreira. Esta última trabalhará os programas: Montando Sua Carreira, com foco em planejamento e habilidades socioemocionais; Vamos Falar de Ética, que discute dilemas éticos que enfrentamos diariamente na vida e nas relações de trabalho; e Meu Dinheiro, Meu Negócio, dedicada a trabalhar a educação financeira”, conta.

Para a superintendente do Ensino Médio da Seduc, Osvany da Costa, a oferta de eletivas corrobora a proposta pedagógica realizada pela Secretaria, ao permitir que os estudantes do Ensino Médio, em período integral, tenham a oportunidade de ampliar seus conhecimentos. “Ressaltamos a importância do trabalho realizado com os professores que recebem orientações da JA Goiás quanto à execução da proposta desenvolvida em sala de aula. Essa parceria tem fortalecido o engajamento referente às eletivas de modo em geral, o que tem ampliado a visão dos estudantes, na perspectiva de se prepararem para uma trajetória que dialoga com os desafios do século 21”, avalia.

No total, foram realizadas 1.610 experiências de aprendizado em 2023, por meio da disciplina Jovem Empreendedor. A expectativa, segundo Mariana Carvalho, é dobrar esse número na segunda metade do ano, com a renovação dessa parceria que tem se mostrado rica para todas as partes envolvidas.

Junior Achievement Goiás

A JA Goiás faz parte da Junior Achievement Worldwide - uma organização sem fins lucrativos indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo 2º ano consecutivo em 2023. A instituição aparece em 6º lugar no ranking internacional thedotgood e está presente em mais de 100 países, levando a educação empreendedora, de forma gratuita, a crianças e jovens.

No estado de Goiás, a JA atua há 20 anos e já proporcionou mais de 200 mil experiências de aprendizado a jovens goianos por meio dos programas da instituição.