Evento instiga autoridades a pensarem políticas para a primeira infância

Intitulado ‘Pacto Goiano Pela Primeira Infância: Eu me Comprometo’, evento marcou a consolidação do compromisso em atender crianças de zero a 6 anos de forma integral

Um evento realizado no auditório do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) marcou a consolidação do compromisso com a atenção integral às crianças de zero a 6 anos de idade.

Intitulada ‘Pacto Goiano Pela Primeira Infância: Eu me Comprometo’, a cerimônia reuniu prefeitos, secretários municipais e autoridades de todo o Estado.

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, Gracinha Caiado foi uma das palestrantes no evento. Na oportunidade, a primeira-dama citou ações do Governo de Goiás que atendem crianças desta faixa etária, como, por exemplo, o programa Mães de Goiás.

O auxílio de R$ 250 mensais, destinado às mães em situação de extrema pobreza, foi pioneiro no Brasil e já atendeu mais de 140 mil famílias no Estado. Anualmente, cerca de R$ 330 milhões são investidos na iniciativa. “Ao dar condições para que a mãe cuide de seu filho, essa criança estará alimentada, com saúde e vai se desenvolver da melhor forma possível”, destacou Gracinha Caiado.

A coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais citou ainda o apoio que o Governo de Goiás tem dado aos municípios para o desenvolvimento de políticas públicas para a primeira infância. “O governo estadual contratou uma consultoria da Unesco para orientar os municípios na elaboração dos planos municipais da primeira infância e criação dos conselhos e fundos municipais. Realizamos um trabalho em total diálogo com as prefeituras”, acrescentou a primeira-dama.

Rede de apoio

O Comitê Goiano pela Primeira Infância é composto pelos Tribunais de Contas do Estado (TCE-GO) e dos Municípios (TCM-GO), Governo de Goiás, Tribunal de Justiça (TJ-GO), Defensoria Pública do Estado (DPE-GO), Assembleia Legislativa, Ministério Público de Goiás (MP-GO), Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Goiás (OAB-GO), Arquidiocese Metropolitana de Goiânia e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

Durante o evento, o presidente do TCE, Saulo Marques Mesquita, reforçou a importância de se constituir uma rede de apoio para atenção a esta faixa etária. “Quanto a este ideário, em Goiás, temos objetivos muito bem estabelecidos: garantir o pleno exercício dos direitos das crianças e trazer para essas a soma de esforços das forças vivas da sociedade goiana governamentais ou não”, afirmou. “O compromisso assumido aqui pelas municipalidades, que estão na ponta das políticas públicas, é um passo indispensável”, completou ele.

Primeiro passo

Já o representante do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Daniel Goulart, conclamou os gestores a trabalharem pela causa. “A primeira infância deveria ser a mãe de todas as políticas públicas. É nosso dever formar cidadãos que serão gestores e governantes do amanhã. Vejo nesse encontro um primeiro passo para priorizar, de fato, a primeira infância”.

Na ocasião, representaram a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) a superintendente de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Giselle Faria, e a coordenadora da Educação Infantil e Alfabetização, Fátima Rossi.

De acordo com Fátima Rossi, o evento envolveu a participação dos estudantes atendidos pelo Programa AlfaMais Goiás nos 246 municípios goianos. Sob a mediação dos articuladores e formadores regionais, as crianças foram convidadas a criarem desenhos que ilustrassem o que eles esperam dos governantes das suas cidades.

“Esse foi um movimento muito importante em dar voz para as nossas crianças. Espera-se que, com impacto desta ação, os prefeitos entendam a importância de olhar para nossas crianças de forma integral e que entendam a importância da educação como parte essencial para o desenvolvimento de nossos pequenos”, ressaltou a coordenadora. (Texto: Ana Carolina Jobim - Comunicação Setorial da Seduc/GO - Com informações da Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás. Foto: Cristiano Borges)