Seduc Goiás promove encontro formativo dos mediadores da inclusão

Capacitação está sendo realizada nesta terça e quarta-feira na sede da Seduc, em Goiânia

Mediadores da inclusão que atuam nas 40 Coordenações Regionais de Educação (CREs) estão reunidos em Goiânia para participarem de um encontro formativo nesta terça e quarta-feira (10 e 11/10).

O evento está sendo promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por meio da Superintendência de Atenção Especializada e da Gerência de Educação Especial.

A formação tem como objetivo orientar os profissionais quanto ao uso do dispositivo de leitura inteligente OrCam MyEye pelos alunos e sobre os instrumentos pedagógicos direcionados aos estudantes da educação especial tanto nas salas de aulas regulares quanto nas Salas de Recursos Multifuncionais.

A programação do encontro inclui também informações sobre as ações desenvolvidas por meio do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) e do Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar (NAEH), além do trabalho realizado pela equipe multiprofissional da Superintendência de Atenção Especializada.

Capacitação

O superintendente de Atenção Especializada da Seduc Goiás, Rupert Nickerson Sobrinho, explicou que a formação também capacitará os mediadores para a avaliação do profissional de apoio e sua atuação junto às escolas. “Também vamos levar a eles informações sobre as novas salas de AEE que serão implantadas em 2024”.

Para Rupert, o encontro representa um momento muito importante para a Seduc Goiás, pois permite levar novas orientações para todos os mediadores que, retornando a seus municípios, passam a ser multiplicadores de conhecimentos.

O gerente de Educação Especial, Weberson de Oliveira Morais, frisou que a educação especial é marcada por suas especificidades e que é direito dos alunos terem acesso a todas as ferramentas que lhes possibilitem avançar na aprendizagem.

Especificamente em relação ao dispositivo de leitura inteligente Orcam MyEye, que são distribuídos aos estudantes das redes estadual e municipais pelo Governo de Goiás, Weberson afirma que o equipamento é mais uma ferramenta de tecnologia assistiva que chegou para possibilitar aos alunos mais segurança e desenvoltura em seus estudos e nas tarefas diárias.

Inovações no AEE

A secretária de Educação, Fátima Gavioli, ressaltou as melhorias realizadas na educação especial nos últimos quatro anos e meio. Além das 316 novas salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado), ela citou a distribuição dos óculos OrCam MyEye e a implantação das Salas de Recursos Multissensoriais.

A soma desses investimentos ultrapassa os R$ 15 milhões. “O Governo de Goiás tem investido muito em tecnologia assistiva e precisamos tirar todos os proveitos que essas inovações nos oferecem em benefício de nossos estudantes”, acrescentou ela.

Fátima Gavioli também fez questão de orientar os mediadores da inclusão em relação ao uso dos jogos pedagógicos das novas salas de AEE e dos óculos de leitura inteligente para deficientes visuais. “Tudo isso que está sendo proporcionado aos nossos alunos da educação especial precisa ter utilidade prática. É muito melhor ver uns óculos desse com a perninha quebrada, de tanto que foi usado, do que ver ele dentro da caixa, sem mexer, porque a criança ficou com medo de usar e estragar”, completou.

Formação é essencial

Para a mediadora Lizenor Lewergger, que atende 31 escolas da Coordenação Regional de Trindade, a capacitação ofertada pela Seduc Goiás significa um momento muito importante para sanar dúvidas e trocar conhecimentos.

“Uma formação como essa é fundamental para que nós, mediadores, possamos dar uma resposta melhor aos alunos e suas famílias. Nós trabalhamos com a diversidade humana e cabe a nós levarmos às pessoas esses conhecimentos, garantindo-lhes sua cidadania”, finalizou.

(Texto: Maria José Rodrigues/Fotos: Solimar de Oliveira)